Educandos do Design Gráfico do Calábria desenvolvem rótulos e apresentam seus projetos de rótulos para bebidas em uma descontraída roda de conversa. O objetivo do projeto era criar um nome, o logotipo e o rótulo para uma bebida que poderia ser desde água mineral até um refrigerante de sabor exótico.
O educador da turma Renan Trindade explica que no bate-papo com o restante dos colegas foram levantadas as dificuldades na gestão de todo o projeto. Desde o planejamento até a concepção. A análise coletiva dos rótulos gerou uma saudável discussão sobre o que poderia melhorar e como implementar estas dicas e aprendizados no próximo projeto.
O que faz um designer gráfico?
Design gráfico é, basicamente, o processo de comunicar visualmente. Essa comunicação pode ser através de imagens, textos e desenhos, onde o designer utiliza habilidades de desenho, estética, artes visuais, diagramação e, principalmente, criatividade. Seu trabalho está inserido em nosso cotidiano através de marcas, símbolos, logotipos, embalagens, livros, jornais, placas, anúncios, camisetas, softwares, sites, jogos e tudo o mais que possa comunicar. Ou seja, grande parte do que se vê, escuta ou toca.
A importância dos rótulos
Os rótulos nas embalagens dos produtos são de extrema importância para o consumidor final. É através deles que muitos decidem a compra. Os rótulos devem conter informações de procedência, características do produto, quantidade ou peso, seus ingredientes, prazo de validade, modo de preparo etc.
Muitos deles são regulamentados por órgãos responsáveis como a ANVISA e INMETRO, amparados pelo Código de Defesa do Consumidor. Com essas informações, pessoas com restrições alimentares ou dermatológicas por exemplo, podem adquirir um produto com toda a segurança, sabendo que não irá prejudicar sua saúde.
Mas os rótulos não precisam e nem devem ser somente informações técnicas e visualmente sem graça. Eles são uma maneira de mostrar sua marca, valorizar seu produto através de uma foto ou até mesmo um formato diferenciado para que chame a atenção do consumidor e se destaque da concorrência.
A combinação de um bom rótulo, uma embalagem adequada e uma boa exposição, aumenta as vendas principalmente por impulso. Fonte: www.setpack.com.br