Em clima de verão, diversas unidades da Rede Calábria promoveram atividades especiais para tornar o cotidiano de crianças e adolescentes mais leve, divertido e refrescante nesta época do ano. Educandos e beneficiários de diversos serviços socioassitenciais e educacionais participaram de momentos de lazer cuidadosamente pensados para fortalecer vínculos, estimular a interação e garantir vivências lúdicas e significativas durante o período de altas temperaturas de janeiro. Entre brincadeiras, atividades com água, gincanas e passeios, todos puderam se divertir e compartilhar momentos de alegria, reafirmando o direito fundamental de toda criança e adolescente ao brincar.
No Centro de Educação Profissional São João Calábria (CEPSJC), localizado no bairro Vila Nova, em Porto Alegre (RS), as turmas Aventura e Esperança, do SCFV, viveram uma atividade integrativa bastante inusitada. Chamada de Futsabão, a proposta desafiou as crianças a demonstrarem suas habilidades futebolísticas em partidas disputadas sobre uma lona com água e sabão. Durante a diversão, risadas e espírito de cooperação se fizeram presentes, transformando cada escorregada em um caminho de convivência fraterna entre as equipes.



Ainda no CEPSJC, as crianças da turma Esperança aprenderam sobre as chuvas típicas do verão em uma atividade sensorial e estimulante. Em roda, cada participante recebeu um balão verde com água, com o qual interagiram para simular diferentes tipos de chuva. Em seguida, para favorecer a construção do conhecimento a partir do princípio do aprender brincando, foi realizado um quiz com balões.
Inspirada no jogo educativo “Professor Corujinha”, a atividade formou equipes que responderam às perguntas de maneira colaborativa. Quando a resposta era incorreta, o balão com água era estourado, garantindo momentos de descontração. A dinâmica uniu diversão e aprendizagem, fortalecendo um processo educativo leve, participativo e com a cara do verão na Rede Calábria.

Já a turma do Trabalho Educativo teve uma oportunidade especial de integração com a natureza. Ao realizarem uma trilha ecológica guiada nos arredores da unidade, os jovens puderam refletir sobre sustentabilidade e a importância da preservação do meio ambiente e o cultivo de hábitos saudáveis.
No Centro de Promoção da Infância e Juventude da Restinga, os educandos da Educação Integral vivenciaram os Desafios de Verão. Por meio de um circuito de brincadeiras, as crianças foram divididas em dois grupos com o objetivo de cumprir desafios como encher copos com água utilizando uma esponja, corrida de mãos e corrida da bolinha na colher.
Na primeira prova, ao escutarem o assovio do apito, um participante devia girar em círculo com a cabeça apoiada no cabo de uma vassoura. Em seguida, com uma esponja, precisava transferir a água para um copo até o nível subir, fazendo com que uma bolinha de pingue-pongue passasse para o próximo recipiente.
Na segunda etapa, as equipes formaram duplas. Enquanto um educando segurava o colega pelos pés, o outro se locomovia apenas com as mãos no chão. As duplas tinham que percorrer o trajeto de ida e volta, para depois inverter os papéis.
Por fim, os participantes correram equilibrando uma bolinha de pingue-pongue em uma colher segurada com a boca, retornando ao ponto de partida sem deixá-la cair. O circuito favoreceu a coordenação motora e a integração, fortalecendo os vínculos em um dia marcado por muita animação. Brincadeiras de quiz com balões de água também integraram as atividades da Colônia de Férias no CPIJ.
De forma dinâmica, as equipes respondiam a perguntas que variavam entre conhecimentos gerais e conteúdos específicos, estimulando o raciocínio rápido, a atenção e o trabalho em equipe. A proposta aliou aprendizado e lazer, deixando a competição ainda mais empolgante.



Na unidade Santa Teresinha, os educadores viram no clima de verão uma oportunidade de inovar no ensino do rugby. Utilizando um balão de água no lugar da bola, os educandos treinaram a forma correta de realizar o passe.
A atividade teve como objetivo desenvolver o posicionamento adequado das mãos e a postura corporal correta para a execução da técnica. Ao menor deslize, o balão podia estourar, arrancando risadas e tornando o momento ainda mais divertido, além de contribuir para a fixação da aprendizagem.
Dando continuidade ao ensino, os educandos também participaram de um circuito. Enfileirados, um por vez, todos passavam por etapas determinadas pelo educador. Na primeira, o desafio era realizar o tackle, jogada que visa tirar a bola do adversário e impedi-lo de avançar até a linha do gol ou interromper a jogada em andamento.
Em seguida, o aspecto da defesa foi trabalhado. Com a bola em posse, os educandos deveriam correr defensivamente até o cone posicionado no lado esquerdo da quadra e, depois, correr de costas até o terceiro cone. Ao alcançá-lo, seguiram até o quarto e último, realizando então o drible que encerrava o percurso.
A dinâmica desafiou as crianças, que participaram com entusiasmo ao simularem situações reais das partidas do esporte. Com os exercícios, tornaram-se experts em marcação, direcionamento e finalização de drible, tudo de forma lúdica e estimulante.


Os pequenos do Centro Familiar, no município de Farroupilha (RS), gastaram energia com brinquedos infláveis durante a Colônia de Férias. Teve diversão de sobra na unidade, com saltos e risadas que promoveram uma vivência significativa de socialização entre eles.
Momentos de pura alegria também marcaram uma tarde inteira na EMEF Castelo Branco, em Muçum (RS). Entre banho de mangueira, lona escorregadia, piscininha de pneu e muitos sorrisos cheios de encanto, a diversão tomou conta do espaço, trazendo leveza e descontração.



Nem mesmo o SEAS – Ação Rua deixou de aproveitar o verão junto com os seus atendidos. No período de férias escolares das crianças e adolescentes acompanhadas pelo programa, a equipe de abordagem social teve uma excelente ideia para promover uma melhor aproximação com elas e fortalecer vínculos.
No Parque Knijnik, na Zona Sul de Porto Alegre, foram realizadas diversas atividades que aliaram criatividade, cuidado e bem-estar de todos. Ao longo de uma tarde inteira, elas participaram de brincadeiras, práticas esportivas, trilhas e um piquenique especial, além de expressarem seus dons artísticos com muitas cores através da pintura em telas.
As crianças atendidas vivenciam em suas realidades diversas violações de direitos. dentre elas está a exploração do trabalho infantil, seja pela venda de produtos nas ruas e semáforos, atuando com reciclagem em aterros sanitários ou até mesmo no trabalho doméstico. É na simplicidade de momentos assim que a infância se reencontra com seu brilho, despertado por iniciativas que resgatam o direito de ser criança.


O acolhimento institucional de Viamão, composto por seis Casas Lares e o abrigo residencial Cisne Branco oportunizaram uma vivência de verão incrível para os acolhidos. Um passeio até a praia de Itapuã.
Em um dia inesquecível, eles brincaram na areia, correram na beira da água e se refrescaram na Lagoa dos Patos. Graças à parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Viamão, responsável pelo transporte das crianças, a atividade se transformou em uma experiência simples, mas marcada por muita alegria e significado.
Momentos de leveza e diversão como os vivenciados ao longo dessas atividades são fundamentais para o desenvolvimento integral da infância. Eles aquecem o coração e permitem que essa fase importante da vida seja experienciada como ela deve ser: com liberdade, afeto e possibilidades.
O cuidado não se resume apenas ao suprimento de necessidades materiais, mas se expressa na atenção, na escuta, no brincar e na criação de espaços seguros onde cada criança possa se sentir acolhida, respeitada e ser quem ela é em sua essência.

