Nesta segunda, 14, iniciaram as inscrições para o ano letivo 2025 da educação infantil de Porto Alegre, incluindo as 18 escolas da Rede Calábria. As matrículas podem ser feitas do dia 14/10 a 14/11, no site https://educacaoinfantil.portoalegre.rs.gov.br/.
Pais e responsáveis que encontrarem dificuldade para realizar a inscrição pela internet podem buscar a Central de Vagas da Secretaria Municipal de Educação, na Rua dos Andradas, 680 (Térreo) – Centro, das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h. Saiba mais no site: https://prefeitura.poa.br/smed/noticias/inscricoes-para-ano-letivo-de-2025-da-educacao-infantil-abrem-nesta-segunda-feira
.
A educação infantil da Rede Calábria foi uma das causas que mais cresceu nos últimos anos e faz parte da história do desenvolvimento de diversas comunidades e bairros de Porto Alegre. De 1976, com o início da Creche Jesus Menino na Restinga, que na época atendida 80 educandos, até 2024, com o atendimento em 18 escolas , a educação infantil passou por muitas transformações na Rede Calábria e hoje ocupa um lugar de destaque na oferta de atendimento nas comunidades.
.
.
A partir de convênio de parceria com a Secretária Municipal de Educação de Porto Alegre – SMED – é realizado o atendimento de mais de 1500 crianças, na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, promovendo o desenvolvimento dos aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais de forma planejada, continuada e gratuita, em consonância com o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN nº 9394/96) que define a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica.
.
.
Inspirada nos princípios da Pedagogia Calabriana e na abordagem sociointeracionista, a educação infantil na Rede Calábria pensa a formação da criança como um cidadão crítico e com participação ativa e autônoma dos sujeitos envolvidos por meio da cooperação e do respeito à diversidade.
.
.
Além de incentivar a acolhida e empatia com o outro e sua realidade, reconhecendo os direitos e a dignidade de cada um, oportunizando às crianças a troca de vivências necessárias para que se apropriem de novos conhecimentos por meio da interação no mundo, consigo e com os pares, sempre se colocando no mesmo nível do outro.