Sensível aos desafios enfrentados pelo povo gaúcho diante dos eventos climáticos extremos, a Rede Calábria não mediu esforços para apoiar às pessoas notadamente impactadas pelas enchentes e inundações. Com o apoio de parceiros, voluntários e colaboradores engajados, a instituição cooperou ativamente na distribuição de recursos alimentícios, de higiene pessoal, agasalhos e cobertores para abrigos emergenciais e voluntários cadastrados.
.
.
Além disso, em parceria com a prefeitura de Porto Alegre, disponibilizou o ginásio de esportes do Centro de Educação Profissional São João Calábria para a organização de um abrigo emergencial para pessoas em situação de rua moradia, atendendo inicialmente mais de 150 beneficiários.
No local, há oferta de alimentação, atendimento de saúde e atividades recreativas.
Além da garantia de direitos mediante o apoio da equipe do SEAS – Rede Calábria, agentes da prefeitura e instituições parceiras da política de assistência social.
.
.
Um conjunto de ações importantes para oferecer apoio e mais dignidade para as pessoas afetadas. Estas ações práticas de solidariedade atravessaram fronteiras e conectaram pessoas caridosas de todo o país para a causa de acolher promovendo vidas, fomentando uma rede de apoio, que culminou com o recebimento de doações para a entrega às pessoas.
.
.
Educandos dos cursos profissionalizantes também ficaram sensibilizados e utilizaram suas atividades práticas para fixar conhecimentos e produzir recursos importantes para apoiar as famílias. No curso de marcenaria, os educandos construiram rodos de madeira para a limpeza. Já os jovens da Padaria e Confeitaria produzem pães para reforçar o projeto PanifiC-Ação, em benefício de abrigos emergenciais.
.
Em Muçum, o trabalho rápido dos profissionais durante a enchente foi fundamental para garantir a segurança de todos e a preservação do que foi possível em termos de documentos e mobiliário. No entanto, os estragos foram muito intensos e somente na metade de maio foi possível retornar em algumas escolas as atividades.
.
“Na EMEF Castelo Branco, a primeira escola a ser atingida, alguns materiais, documentos e mobiliários foram retirados.
Trabalhamos juntos para mover móveis e equipamentos para locais mais altos e seguros.
No entanto, muitos materiais foram perdidos pela cheia, que superou a enchente de 2023…
Olhar para a EMEF Castelo Branco após a enchente era como contemplar um reflexo distorcido de nosso passado, uma lembrança dolorosa do que havíamos perdido.
Mas também era um lembrete de nossa resiliência e capacidade de reconstruir. Após a limpeza e organização, em 15 de maio, a EMEF Castelo Branco retornou às suas atividades com o turno integral, recebendo as crianças com muito amor, afeto e cuidado“. – depoimento da coordenadora Julia Pelegrini
.
Após um intenso esforço de limpeza e restauração, a Escola de Educação Infantil Pingo de Gente conseguiu retomar as propostas no espaço físico, acolhendo também de forma temporária os beneficiários da Escola Família Feliz, em Muçum -RS. Infelizmente, os danos à Escola Família Feliz ainda precisam ser reparados após as inundações. A escola Jardim Cidade Alta também conseguiu retomar as atividades.
O sorriso e alegria das crianças é um conforto para o coração de todos nestes dias desafiadores. Gratidão aos colaboradores, voluntários, benfeitores de todo o Brasil e da gestão da cidade pelo esforço e dedicação nesta retomada.
.
.
.
.
Em Porto Alegre também há um esforço contínuo para a retomada integral das atividades nas quatro escolas impactadas pelo evento climático extremo. Houve muitas perdas materiais e entrada de lama nas salas.
Com a ajuda de apoiadores, colaboradores e voluntários, estima-se que o atendimento integral ocorra ao longo da próxima semana. Já é nitidamente possível ver os resultados da limpeza e reorganização.
.
.
Em dias desafiadores, surge a oportunidade de mostrarmos o que há de melhor em nossos coração. Com esse espírito, inspirados pelo carisma de fraternidade, empatia e compaixão do fundador São João Calábria, colaboradores e voluntários da instituição participaram ativamente de muitas ações para apoiar as famílias atingidas pelas inundações. A Rede Calábria expressa profunda gratidão pela empatia e dedicação de todos neste momento. Juntos, somos mais fortes na missão de acolher promovendo vidas.
“A grandeza das ações depende unicamente da medida de amor com a qual são feitas”.