Esta abertura do mês foi antecipada para o final de março a fim de celebrar a Páscoa com os colaboradores nas Unidades CPIJ e CEP São João Calábria. Com a tradicional criatividade da equipe de pastoral, foram abordados temas essenciais para a compreensão do verdadeiro sentido da Páscoa: elementos da semana santa cristã, renovação e fraternidade.
Em um momento de destaque, os colaboradores foram desafiados em um jogo criativo e lúdico para estimular a empatia e contribuir para o aprofundamento das reflexões. Tratou-se do seguinte desafio: Imaginando-se um local deserto, munidos de apenas três itens de sobrevivência, cada time de cinco pessoas precisava usar a melhor estratégia para sair deste local perigoso e retornar à casa.
No entanto, havia desafios a superar: em um deles, um dos colaboradores do time foi retirado levando consigo um dos elementos de sobrevivência. Os integrantes precisaram refletir profundamente em como gerir a situação, quem iria se sacrificar pelo grupo e como iriam conduzir a empatia neste momento.
Essa proposta trouxe à tona a percepção do sacrifício, solidariedade, amor fraterno e cooperação. Alguns dos elementos que permearam a vida de Jesus, que sacrificou-se na cruz para salvar a humanidade dos seus pecados. Além disso, a tradicional abertura do mês também foi abrilhantada com os aniversariantes de abril e os novos colaboradores. A proposta reservou para o final uma linda celebração de Páscoa, onde os participantes dividiram o pão e confraternizaram em um delicioso lanche coletivo.
A Abertura do mês é um investimento da Rede Calábria em desenvolvimento pessoal e espiritual dos colaboradores, abordando temas essenciais para a evolução integral das pessoas e a promoção de ações com verdadeiro impacto social nas atividades em benefício dos atendidos. Que a Divina Providência siga iluminando muitos outros encontros especiais como esse.