Nem o clima de chuva de hoje foi capaz de arrefecer a animação e alegria contagiante dos colaboradores da Rede Calábria na abertura do mês de julho, onde a equipe de pastoral mediou uma proposta formativa sobre resiliência e empatia.
Os encontros foram realizados na Unidade CEPSJ Calábria e Unidade CPIJ, onde houve momentos de integração, fortalecimento da dimensão de espiritualidade e valores essenciais para o desenvolvimento do trabalho frente às atividades.
Em proposta de destaque, os profissionais dividiram-se em grupos e realizaram uma dinâmica onde deveriam construir uma persona baseada em um calçado entregue pela equipe de pastoral.
Cada grupo se dispôs a pensar e partilhar impressões, tentando traçar uma história de vida, personalidade e características em geral do suposto dono do calçado. Após este trabalho em equipe, dentro de cada calçado, havia um bilhete que contava a verdadeira história desta pessoa imaginada.
Neste momento da atividade, houve um misto de emoções e surpresas. Muitas das histórias de vida retratavam caminhos de superação e alegria, mas outras eram histórias tristes e de resiliência. O efeito dessa atividade trouxe à tona sentimentos que fortaleceram o contexto trabalho sobre empatia e resiliência, dando ainda mais sentido aos textos e momentos organizados.
As atividades foram finalizadas com a apresentação dos novos colaboradores, celebração dos aniversariaantes do mês e um lanche coletivo. Parabéns a todos pela integração e engajamento em mais esta formação especial.
A equipe de pastoral da Rede Calábria conta com 7 colaboradores, 4 aspirantes da Obra e profissionais que se revezam de forma pontual para colaborar com a promoção do carisma e ações de amadurecimento da espiritualidade. As atividades são envolvidas de valores importantes para uma sociedade justa e de combate às desigualdades, pautadas pelo carisma do fundador São João Calábria e temas que favorecem a cidadania e o autoconhecimento.
Ao longo do ano, dezenas de encontros são realizados com colaboradores, educandos e até famílias dos atendidos. As ações criam um ambiente de fraternidade, integração e de reflexão sobre temas importantes e atuais como sustentabilidade, espiritualidade, respeito às diversidades, combate à fome.
É uma atuação fundamental na semeadura do jeito de ser e viver calabriano e também com valores essenciais para uma sociedade mais justa e igualitária. Parabéns a todas as equipes de pastoral da Obra, em especial da Rede Calábria, pelo trabalho dedicado e fraterno em benefício de tantas pessoas.