A jovem Daniela, 20 anos, é ex-aluna dos cursos de Assistente Administrativo e Gastronomia da Rede Calábria e inaugurou uma loja física no ramo da confeitaria, no início deste ano, na zona sul de Porto Alegre. Em um espaço bonito, acolhedor e com produtos deliciosos, emprega a mãe, Dona Gerusa, e a irmã mais velha, Nathália, nos finais de semana.
.
Quem passa pela Estrada Costa Gama, número 5107, na Zona Sul de Porto Alegre, agora tem um ponto especial para comer deliciosos bolos, tortas e salgados: trata-se da Confeitaria Precious, fundada pela ex-aluna da Rede Calábria Daniela. Daniela é formada nos cursos de Assistente Administrativo (2018) e Gastronomia (2022) da Rede Calábria e revela que os ensinamentos obtidos nos cursos foram ingredientes fundamentais para desenvolver competências necessárias ao empreendedorismo.
.
Com uma marca muito presente nos produtos, embalagens e mídias digitais, Dani, como é chamada pelos amigos, explica que ela mesma faz a gestão de marca do seu negócio @precious_oficial: “Muito mais do que a prática dos cursos, que foram fundamentais para aperfeiçoar minhas técnicas, também vimos temas como precificação, marketing pessoal e digital, gestão de marcas e assuntos muito importantes para tocar a confeitaria”, destacou.
Daniela relatou que começou seu negócio de forma delivery há pouco mais de um ano. Com o sucesso de vendas e escalada no número de clientes, sua casa já não comportava mais a produção dos doces. Assim, conversou com seus familiares e, com a experiência obtida nos cursos da Rede Calábria, decidiu que era hora de abrir sua loja física.
Enquanto conversávamos, Daniela gentilmente ofereceu-me uma de suas especialidades: o chocolate quente. Confessei que foi um dos melhores que tomei nos últimos tempos e não fiz “média”. Comprei logo dois bolos de pote: comi um, que estava delicioso, e levei outro para familiares, que também adoraram e aprovaram.
.
Com magistério concluído e 12 anos de experiência na área da educação, Dona Gerusa (foto D) está nos últimos anos da pedagogia e enquanto estuda largou o emprego para apoiar a filha no novo negócio: “Sabe como é mãe, né?”, exclamou, e seguiu:
“Ela – Daniela – sempre gostou do ramo da gastronomia. Não foi fácil abrir mão da carreira por enquanto, mas não podia deixar de apoiar a minha filha. O negócio escalou e está sendo maravilhoso”, disse sorrindo e animada.
Falando em família, a Precious é a tradução do amor e apoio familiar em ação. Além da mãe, a irmã mais velha, Nathália, consegue ajudar na loja aos finais de semana. E o pai, Jefferson, foi um dos principais acionistas do novo negócio, confiando e apostando no sucesso da sua filha.
Conversei com a Daniela e registrei nosso bate-papo no spoiler/botão abaixo. Você pode conferir agora, deixar para mais tarde ou seguir em frente para avançar na matéria.
Pergunta: P. Resposta: R.
P: Qual o principal desafio ao iniciar tua primeira loja física?
R: Acho que foi tentar agradar todo mundo, mas isso é impossível. Não há confeitaria ou padarias aqui por perto. Então muitas pessoas queriam artigos também de padaria. Nosso desafio inicial foi posicionar a marca e ser fiel aos nossos produtos.
P: Como foi o momento inicial de chamar tua mãe e dar o start e foco total à Precious?
R: Bah foi bem difícil… Estávamos pensando em montar uma loja, pois não dávamos conta em casa. Começamos a procurar um local dentro do orçamento e que fosse bem localizado. Com o fim do curso de gastronomia na Rede Calábria e incentivo financeiro do pai, consegui iniciar neste ponto.
P: Como tu conheceu a Rede Calábria e como a formação dos cursos profissionalizantes foi importante para você?
R: Encontrei os cursos por indicação de uma amiga. Fiz o curso de ADM e achei que nem ia conseguir o de gastronomia porque já tinha feito uma modalidade. Mas fiquei muito feliz de tentar e conseguir uma vaga. Graças aos dois cursos aprendi muitas coisas fundamentais como marketing, vendas, precificação, planilhas…
P: A tua marca é uma constante na loja, produtos e embalagens. Também podemos ver uma presença bacana no Instagram. Como pensou a gestão de marca do teu negócio?
R: Queria fugir do comum e por isso pensei na marca Precious. Embora seja um termo em inglês, quando as pessoas entendem o significado – precioso, em Português – a construção da marca traz um sentido a mais que quero transmitir às pessoas.
P: A Rede Calábria marcou a tua vida de alguma forma?
R: Sim, com certeza. Lembro que o Gustavo – agente de pastoral – fez uma formação sobre vocação. Nesse dia eu entendi que minha vocação era a gastronomia e o empreendedorismo. Além de valores humanos de fraternidade, humildade e persistência que abordamos durante os mais de dois anos em que estive na instituição.
P: Como te enxerga daqui a 5 anos?
R: Pretendo ter uma ou duas lojas a mais, fazer uma franquia. Ter pelo menos 10 mil seguidores no instagram, ser referência na confeitaria e conseguir com a minha história inspirar outras pessoas a investirem nos seus sonhos.
.
Relatos como o da Daniela expressam o sonho do fundador São João Calábria por impactos reais na vida das pessoas que passam pelas Casas calabrianas, seja na profissionalização, assistência social ou educação:
“Eu sempre vi a Obra como um grande campo, com muitas sementes na mão do divino Agricultor, sementes que Ele espalhará se o terreno for bem lavrado, bem cultivado. Essas sementes nascerão e se tornarão outras tantas plantas, diferentes plantas, cada uma dando grandes frutos” – São João Calábria.
Para que histórias como essa se concretizem contamos com o apoio de parceiros, voluntários e colaboradores engajados e que acreditam no potencial e futuro das pessoas. Com o carisma calabriano e a missão de acolher e promover vidas, queremos ser farol e sinal da Providência na vida das pessoas.
Considere fazer parte desta grande família… Acesse https://doacao.calabria.com.br/ e também veja o nosso novo relatório de atividades em http://relatoriodeatividades.calabria.com.br/