A Rede Calábria marcou presença no 9º Encontro do Fórum da Agricultura Urbana e Periurbana de Porto Alegre, na UFRGS, no último sábado 15. O educador ambiental Airton, da Unidade CPIJ, representou a instituição no evento e contribuiu com valiosas partilhas sobre atividades que desenvolve com as crianças. A ação contou com a presença de 113 participantes e foi realizado na Faculdade de Agronomia da UFRGS. O encontro durou o dia inteiro e trouxe um resultado coletivo que superou as expectativas, segundo relatou Airton.
As áreas periurbanas são áreas que se encontram em uma posição de transição entre espaços estritamente rurais e áreas urbanas. As áreas periurbanas garantem, em geral, uma articulação urbano-rural de proximidade e podem eventualmente tornar-se totalmente urbanas. O tempo colaborou e o banquete compartilhado foi diverso, farto e nutritivo, com comida orgânica vinda das hortas preparadas na Unidade CPIJ pelos próprios educandos. Em destaque, houve homenagem a professora Ingrid Barros, que é uma referência histórica da agroecologia e das plantas alimentícias não convencionais. A educadora que tem sido uma figura colaborativa e inspiradora para criação e permanência das nossas hortas.
Outro ponto diferenciado do encontro foi a visita que os participantes fizeram a agrofloresta da Faculdade, onde é possível observar uma visão agronômica ideal baseada na agroecologia. Essa integração gerou novas relações, troca de saberes e imagens simbólicas. Os trabalhos em grupos entre as experiências coletivas de hortas comunitárias, em praças, unidades de saúde e de educação – tipos que estavam presentes -, foi um momento riquíssimo de conhecimento mútuo, troca de ideias e estruturação inicial de propostas para ações em conjunto.
Ao final, houve alguns encaminhamentos:
a) a produção de um belo relatório da atividade, que será publicado nos próximos dias, bem como;
b) reuniões de trabalho com os representantes das hortas cadastradas para integrar o FAUPOA e com a rede de apoio, além de;
c) ações de continuidade do Mapa do FAUPOA, envolvendo professores e estudantes da UFRGS e profissionais do Centro Agrícola Demonstrativo (CAD) e;
d) encontro com o governo municipal, via Secretaria Municipal de Governança (SMGOV) – que esteve presente no encontro, para tratar de uma política municipal transversal de agricultura urbana e periurbana (AUP), demandas e ações prioritárias.
“Em resumo, foi uma atividade muito fraterna, animadora e inspiradora, onde saímos renovados, motivados e com a convicção de que estarmos trilhando um caminho muito promissor. Tendo as Hortas da Rede Calábria como referência na área pedagógica e didática”, comentou o educador Airton.