A equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Ação Rua – Rede Calábria, mobilizou uma rede solidária que uniu inclusive pessoa que já foi atendida pela equipe. Os profissionais articularam a aquisição e entrega de uma geladeira para uma família acompanhada. Esta família beneficiada é acompanhada desde o final de 2022, após a identificação de que o filho de três anos acompanhava os pais na coleta de materiais recicláveis, que ocorria por estar sem vaga na escola e que se caracteriza como trabalho infantil.
Os filhos mais velhos estão frequentando a sala de aula e um projeto social vinculado ao esporte, contudo o casal não tem a opção de deixar o filho pequeno sozinho em casa enquanto buscam gerar alguma renda. Após os primeiros atendimentos, com o processo de construção de vínculo, a equipe identificou outros direitos violados como: insegurança alimentar, condições precárias de moradia, falta de luz, entre outros.
Enquanto a equipe do Ação Rua tem organizado e realizado ações como a confecção de documentos, a entrega de cestas básicas e a articulação da rede de assistência social, de educação e de outras políticas para garantir os direitos dos integrantes da família, a comunidade também se mobilizou.
Através de uma ação local organizada, foi disponibilizado à família uma quantidade em dinheiro destinada à compra de uma geladeira. Assim, a equipe contatou o Brechó Calabriano que, através dos cuidados da responsável Bárbara, disponibilizou para a venda uma geladeira semi-nova e em boas condições para a família. É neste ponto que a nossa história reencontra Lindomar (de camisa amarela na foto), um homem já atendido pela equipe do Ação Rua. O atendimento a Lindomar inicia no primeiro semestre de 2020, após ter sido abordado em situação de rua na região do bairro Vila Nova.
Durante o período mais tenso da pandemia de Covid-19, nossa equipe destinava a maior parte dos esforços para ofertar alimentação diária à população em situação de rua do território, assim como disponibilizar pontos de cuidado onde poderiam tomar banho, trocar de roupas, receber insumos para a proteção do vírus, além de espaço de escuta e construção dos planos de acompanhamento.
Foi neste difícil momento da história humana, durante aproximadamente dois anos, que Lindomar esteve presente nas agendas de trabalho da equipe de abordagem social, tendo construído com as trabalhadoras um processo gradual para atravessar o período em situação de rua. Após diversos movimentos relacionados principalmente à sua saúde, entre idas e vindas, Lindomar teve acesso ao direito de aposentadoria, renda que possibilitou sua organização em uma pequena peça onde vive atualmente.
Tendo alcançado os principais pontos de seu plano para superar a situação de rua, a equipe referência Lindomar a outros serviços da rede assistencial para seguir seus atendimentos. Por sorte da equipe, neste dia, foi possível contratar o Sr. Lindomar através da sua atual ocupação: fazer fretes.
Com sua picape, ele foi o responsável por levar a geladeira e um sofá até a residência da família citada, oportunidade que também serviu para um encontro entre duas histórias de vida que, apesar de estarem em momentos diferentes, atravessam o fazer e concretizam os esforços de trabalho da equipe SEAS/FASC – Ação Rua da Rede Calábria.