Educandos da Unidade Centro de Promoção da Infância e da Juventude – Rede Calábria foram medalhistas na Olimpíada Nacional de Robótica, na modalidade teórica. Os educandos Vinicius e Sthefany ficaram em 2º e 3º lugar respectivamente. Os jovens são educandos do Trabalho Educativo, em parceria com a FASC, na modalidade de robótica e programação.
O educador da turma, Dionatan, aplicou a prova e encaminhou os testes para o comitê avaliador. Com os resultados excelentes, os educandos atingiram a pontuação estipulada para figurarem no pódio da olimpíada. As medalhas serão encaminhadas por Correios e devem ser entregues aos vencedores nas próximas semanas.
O medalhista Vinicius, 15 anos, ressalta que a robótica faz parte do seu projeto de vida. O educando assinala que pretende seguir com os estudos na área de tecnologia e investir em formação nas áreas de TI e programação. “O que eu mais gosto na robótica da Rede Calábria é pensar como usar a tecnologia para ajudar as pessoas. No último projeto, desenvolvemos um pluviômetro de baixo custo usando tecnologia da programação e materiais recicláveis”, explicou Vinicius.
Agora a turma está construindo um robô utilizando materiais recicláveis, dentro do projeto “Robótica Sustentável”. Segundo o educador Dionatan, o objetivo é associar tecnologia da robótica com materiais recicláveis. Cada projeto na modalidade de robótica compreende um período de seis meses. O próximo desafio dos jovens é apresentar seus diversos projetos para todas as turmas da unidade na Mostra Científica do Trabalho Educativo.
Vinicius explica que o robô possui um modulo de WI-FI, que permite controlar seus movimentos a partir de um software online pelo celular. Os educandos investiram, ainda, na programação e montagem completa da estrutura do robô. Ao lado, o aluno demonstra como está o protótipo controlado por celular.
“Vou continuar estudando inglês, que é língua da programação. E quero entrar no Instituto Federal da Restinga para aprender TI e tecnologia”, acrescentou Vinicius quando questionado sobre os seus próximos passos no ramo da robótica. Parabéns aos jovens e educador pelo brilhante desempenho e atividades desenvolvidas. Mais do que pensar em tecnologia, as atividades também refletem sobre opções sustentáveis e solidariedade, aliando inovação com olhar para quem mais precisa.