Desde o início do mês, a Rede Calábria, com apoio de voluntários, vem promovendo ações com foco em temas relacionados à política, cidadania, democracia, responsabilidade social e título de eleitor. As oficinas e palestras educativas foram propostas para os jovens participantes dos projetos de qualificação profissional, serviço de convivência e educação integral.
Na última semana, os voluntários do Projeto Contraponto, Alessandra Heckler, Thales Ramsés, Leonardo Flores e Carolina Moreira realizaram bate-papos e dinâmicas com as turmas trazendo a proposta de “Oficina Pocket”: Eleições 2022.
O objetivo foi discutir sobre a importância do processo eleitoral para a democracia, cargos em disputa, suas funções e cadastro para título de eleitor. Neste dia, também houve a participação do voluntário Rodrigo Sabiah, que é educador social e líder comunitário do alto da Erechim.
Rodrigo falou sobre sua trajetória de vida, inspirando os jovens a lutarem pelos seus sonhos e destacando a importância de serem cidadãos consciente e lutarem por políticas públicas. Neste dia, ainda, também houve a participação da parceira Tássia Amorim, ex-aluna do CPIJ e representante da UEE RS Dr. Juca.
A ex-aluna evidenciou a campanha “te liga”, que busca dar visibilidade e orientações de como fazer o título de eleitor, a importância do exercício da cidadania, voto e da representatividade jovem.
Agradecemos a participação de todos. Falar sobre política é fundamental para o bom desenvolvimento enquanto indivíduos e sociedade.