Educandos do projeto Escola Startup assistiram a primeira aula educativa sobre empreendedorismo e educação na última semana. Os alunos puderam prestigiar uma valiosa aula com o empreendedor Jeison Scheid, que é um dos sócios fundadores da marca gaúcha de alfajores, presente em mais de 10 estados, Odara.
Entre noções de design, empreendedorismo e gastronomia, os jovens tiveram a oportunidade de relacionar os seus trabalhos nos laboratórios makers com as experiências e histórias reais da empresa, observando as propostas e refletindo as etapas dos projetos que desenvolverão ao longo dos próximos meses na Escola Startup.
Após o debate, os educandos receberam mimos da Odara e puderam saborear os deliciosos alfajores. Este dia foi marcado por muita troca de ideias e insights de como poderão impactar a comunidade da Bom Jesus com negócios locais, através do empreendedorismo e inovação.
Nas palavras da jovem Dieniffer de 15 anos: “O vídeo me ajudou a ter ideais que eu nunca pensei que que iria ter, me ajudou a clarear as ideias e entender melhor o meu trabalho na Escola Startup e eu achei o alfajor tudo de bom, realmente o melhor de todos.”
“A nossa Obra recebeu da Providência como seu fim primário justamente o cuidado da juventude” – São João Calábria.
A Rede Calábria, em parceria com empresas do setor privado e administração pública de Porto Alegre, tem a alegria de anunciar oficialmente o início das atividades da Escola StartUp – Season 1: Food Makers. O projeto terá atuação no bairro Bom Jesus com até 100 vagas para alunos entre 15 a 18 anos.
A primeira edição da iniciativa trará aulas com foco no desenvolvimento de competências empreendedoras e de inovação no ramo da gastronomia. O principal desafio dos educadores e alunos será viabilizar de forma prática um negócio empreendedor no ramo alimentício em até 12 meses.
Mais informações no site https://calabria.com.br/escola-startup-home/. As inscrições estão disponíveis em https://forms.gle/awRu6eJesFbJu65w9. Siga @redecalabria no Instagram e Facebook e ative notificações do site.
Os alunos serão divididos em 16 times e terão à disposição laboratórios equipados para abordar temas como tecnologia, mídias sociais, gastronomia, empreendedorismo e inovação. Além de professores capacitados para facilitar a aprendizagem e mediar o percurso formativo.
Projetos deste gênero são especialmente relevantes quando observamos que no segundo trimestre de 2021 apenas 6,8% dos jovens entre 18 e 24 anos são empreendedores, segundo estudo realizado pelo Sebrae1.
O modelo da Escola Startup é inovador não apenas por suas concepções pedagógicas ou objetos de aprendizagem, mas também pelo modelo de interação com a sociedade oferecida aos alunos. Estes, ainda, serão responsáveis por realizar pesquisas de mercado, produtos e crowdfunding para suas ideias. Ao final do projeto, as três melhores iniciativas empreendedoras poderão ser premiadas com até R$ 30 mil reais para iniciar a empresa na prática.
Empresas e investidores sociais também podem deixar sua marca no projeto e colaborar com a transformação de milhares de histórias, que serão impactadas por este projeto inovador.
É possível conhecer formas de ajudar na página https://calabria.com.br/escola-startup-como-ajudar/. Apoio ao nosso projeto no fundo municipal da criança ou doações financeiras via PIX, depósito, transferência e outros métodos são algumas das possibilidades disponíveis.
Parceiros fazem toda a diferença e colaboram para transformar sonhos em realidade. Que a Divina Providência siga abençoando estas parcerias frutuosas para acolher e promover vidas.
Nada seria possível sem a ajuda dos parceiros e amigos da Rede Calábria. Por isso, é importante lembrarmos dos nossos patrocinadores Móveis Madesa, Instituto Lojas Renner e Funcriança. Gratidão também aos co-realizadores uMov.me, TECNOPUC, Cozinhe.me, Cumbuca Food Hub e Share. Além dos nossos cumprimentos aos apoiadores PACTO Alegre, Founder Institute, CRODA, Conquer e Aliança para Inovação.
1. De acordo com o estudo Empreendedorismo Jovem no Brasil, realizado pelo Sebrae com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE.