Na última semana, os idosos e profissionais da República de Idosos da Rede Calábria participaram do projeto “Envelhecer com Saúde”, onde foi proposta uma oficina para abordar a importância do autocuidado com foco na automedicação responsável, higiene, alimentação e cuidados médicos.
A Farmacêutica Tatiane Martini Pavao iniciou a oficina apresentando sua trajetória e contando a história de alguns hospitais da capital gaúcha. Após este momento, cada idoso se apresentou e relatou um breve perfil sobre saúde, história de vida e temas relacionados.
O momento foi organizado em especial pela educadora social Flaviane. A proposta traz o idoso como protagonista, valorizando sua história de vida e incentivando o autocuidado e responsabilidade no consumo de medicamentos e visitas regulares a especialistas da saúde. Tatiana ressaltou a importância de uma boa comunicação entre paciente e medico para que tratamento ocorra da melhor forma possível.
O objetivo da equipe da república foi alcançado ao passo de que os idosos gostaram da proposta e ao mesmo tempo tornaram-se mais ativos no seu processo de cuidados com a sua saúde. Além disso, em um dos momentos de destaque, um dos Idosos relatou sua experiência como gerente de uma farmácia por 3 anos e fez alguns comentários sobre a importância de ingerir o medicamento da forma correta e nos horários corretos.