Com muito aprendizado e diversão, diversas oficinas seguem sendo realizadas nas Rede Calábria. Com o início das férias escolares, o Projeto Verão da Rede Calábria oferece aos educandos inscritos em nossos projetos atividades para a continuação do desenvolvimento pedagógico destas crianças e jovens, bem como o trabalho com as questões sócio afetivas com uma programação temática para este período.
Dentre as oficinas realizadas, podemos destacar algumas como a Oficina do Slime, oferecidas pelos educadores da Unidade Santa Terezinha aos educandos da turma Verdade, do projeto de Educação Integral. Nesta atividade, que foi uma das mais aguardadas, os educandos aprenderam como produzir o seu próprio “slime” com auxilio, orientação e supervisão dos educadores responsáveis.
O objetivo principal da atividade é envolver os participantes, estimulando formas de se expressar e descobrir talentos. Além disso, ajuda na comunicação, criatividade e sensibilidade, aumentando também a capacidade de concentração e expressão das crianças.
Já os educandos do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Trabalho Educativo da Unidade Calábria tiveram a oportunidade de participar da oficina de música com o educador Wesley, onde foram ensinadas técnicas iniciais para tocar flauta. A musicalização infantil traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças, que podem ser refletidos por toda a vida. O aprendizado da música, que vai muito além do ensino de algum instrumento, pode ser um grande facilitador da aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento de diversas competências, destacando principalmente as da fala, da leitura e da escrita.
No Centro de Promoção da Infância e Juventude – CPIJ as propostas do Projeto Verão seguem como por exemplo, com a Oficina de Crochê, desenvolvido pela nossa voluntária Neuza, estudante de Psicologia que iniciou em nosso programa de voluntariado no último mês de Dezembro e apresentou esta proposta para desenvolver com as crianças atendidas pela Rede Calábria no Projeto Verão. O foco pedagógico desta oficina foi possibilitar a criação de uma confecção única artesanal, desenvolvendo a criatividade e o protagonismo infantil, onde os educandos podem criar e acompanhar a materialização de suas ideias através deste tipo de artesanato.
Além destas muitas outras atividades estão fazendo com que este período de férias escolares das crianças e jovens atendidos se tornem momentos de aprendizado e diversão. Na unidade Santa Terezinha a Oficina de Contação de Histórias é sempre um momento especial para os educandos, com roda de conversa e leitura de histórias. Uma das mais importantes ferramentas praticadas na educação para a formação infantil, as histórias podem ser utilizadas para ajudá-las a entender o mundo à sua volta. Elas transmitem valores morais, estimulam suas emoções, a imaginação criativa e a concentração, auxiliando no desenvolvimento da aprendizagem.