O fazer com as próprias mãos e a valorização da cultura orgânica de alimentos é um tema muito importante nas atividades da Rede Calábria. Boa parte das comunidades atendidas vivem em regiões urbanas-rurais e tem em sua história uma identificação muito forte com a produção de alimentos. A Unidade CPIJ, na Restinga, ilustra esse esforço da Rede Calábria em promover atividades relacionadas ao cuidado da “Casa Comum” e sensibilização para uma nutrição mais saudável a partir de alimentos produzidos pelos próprios alunos, educadores e comunidades.
O educador Airton orienta os educandos sobre o uso correto das ferramentas. E, com sua supervisão, cria uma rotina de cuidados com as plantas diversas como chás, temperos, hortaliças e legumes. Alguns destes, inclusive, são incorporados às refeições da Unidade e garantem ainda mais segurança alimentar para todos os participantes dos projetos sociais.
O hábito de plantar permite desenvolver um percurso pedagógico lúdico importante que aborda diversas competências relevantes para uma formação cidadã e humana valiosa na vida dos educandos. A cultura do fazer estimula que o educador favoreça um ambiente de práticas manuais e naturais a partir do manuseio do solo e culturas alimentícias com respeito à natureza e reconhecimento dos ciclos da vida que compreendem todos os seres vivos.
Além de ser educativa, estas práticas também são convites para que os alunos reproduzam e germinem ações regeneradores em suas próprias comunidades, como o plantio de árvores, revitalização de espaços e senso de limpeza e organização. Saberes adquiridos naturalmente com propostas ao ar livre e em esquipe, que promovem o cuidado com meio ambiente e o aproveitamento do solo e recursos naturais sem degradar a natureza.