Educandos do projeto Educação Integral Saberes da Esperança, na Unidade CEPSJ Calábria, com orientação do educador de teatro Gabriel Farias, vivenciaram uma proposta de estímulo à criatividade, trabalho em equipe, autoconhecimento e de competências cênicas. Sendo uma divertida mistura entre desenho, música, corpo e imaginação, o monitor de teatro Gabriel Farias propôs às turmas a atividade “desenhando e dançando o percurso”.
Primeiramente, o monitor colocou uma música alta, que possuía muitas subidas e descidas em sua melodia e uma variedade de palavras sendo cantadas. Logo após, convidou todos os educandos a desenharem, de olhos vendados, a música que escutavam. A variação de melodias e letras dentro de uma mesma música instigou a imaginação dos educandos ao desenharem os sons dos instrumentos, a letra da música e o que mais lhe dava vontade de desenhar ao escutarem o áudio.
Após esse momento, no qual todos desenharam com o auxílio da música, foi proposto que os educandos desenhassem com um traço, já de olhos abertos, o caminho de suas casas até a Unidade Calábria. Também foi proposto desenhassem o que mais chama atenção deles durante esse trajeto, podendo ser uma casa, uma árvore, pessoas que sempre vê, etc.
Esses desenhos foram compartilhados e trocados para que todos pegassem um trajeto que não é seu, e o fizesse pela sala, caminhando o percurso desenhado por outra pessoa. Para finalizar a aula, o monitor propôs que todos dançassem e desenhassem, ao mesmo tempo, ao som de uma música alta, em vários metros de papel pardo espalhados pelo chão. Com todos desenhando e dançando, os trajetos de cada corpo ali presente iam sendo marcados no papel. Deixando assim um registro dos movimentos e da própria aula.
Essa atividade, além de divertida e colorida, trabalhou com eles a capacidade de confiar em sua imaginação, o desenvolvimento de uma escuta atenta, a atenção aos detalhes de seus percursos diários e o ato de se colocar no lugar do outro ao trocarem os percursos desenhados. Tal atividade, somada às práticas calabrianas de valorização da própria vida e da convivência, proporcionou momentos de estímulo do corpo sensível dos educandos.