A Escola de Educação Infantil Família Feliz, em Muçum / RS foi palco do 1º Encontro de Formação Docente. Um encontro muito especial e sensível, repleto de partilhas e aprendizagens no contexto da Residência Pedagógica. Houve troca de experiências sobre as práticas que vêm sendo desenvolvidas na EMEI Família Feliz, fruto de uma parceria significativa entre a escola, a Voar Singular, a Escola Despertar, o Instituto Mari Johannpeter, a Rede Calábria e o município. Os relatos das colaboradoras evidenciaram o impacto positivo que a Residência Pedagógica tem gerado tanto no fazer pedagógico quanto no cotidiano das crianças, fortalecendo vínculos, saberes e olhares.
A formação foi conduzida com delicadeza e profundidade pela especialista Larisa Bandeira, que trouxe como tema “Organização dos espaços e ambientes e o protagonismo infantil”. Um momento de grande beleza e aprendizado, que reforçou a importância de pensar a infância com sensibilidade, escuta e intencionalidade.
.
.
Ao final do encontro, vivenciamos um momento simbólico e cheio de afeto: cada pessoa foi convidada a pegar uma caixinha especial, mas com um detalhe delicado — não era a pessoa que escolheria a caixa, e sim a caixa que escolheria a pessoa. Dentro de cada uma, havia uma pulseira com um significado único e inspirador.
Esse gesto sensível foi preparado pelo Pulso RS, projeto que, por meio dessas pulseiras, representa um novo começo para mulheres atingidas pela enchente. Um presente repleto de sentido, que tocou o coração de todas e reforçou a força dos recomeços.