Cerca de 90km entre Porto Alegre e Farroupilha separavam a ansiedade da reportagem em conhecer o Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, palco participar da XVI Encontro de Gestores Calabrianos. Na chegada à Serra Gaúcha na tarde do dia 16, uma neblina densa poucas vezes vista parecia anunciar o que seria um período diferenciado: uma imersão completa no carisma da Obra.
Uma janta repleta de comidas típicas do interior do Estado com direito a sucos e bebidas produzidas na região acolheu os primeiros visitantes. No dia 17, uma missa especial abriu os trabalhos enquanto os demais convidados chegavam de atividades calabrianas de todo o país. Pelo Calábria e CPIJ, o Conselho Operacional, representantes administração e comunicação participaram do evento.
Temas selecionados a dedo proporcionaram formação e anunciaram novidades de planejamento, gestão, comunicação, sustentabilidade e assuntos essenciais para a gestão das atividades calabrianas. O tema geral refletido foi Ética e Sustentabilidade. Na figura de Dom Jailton Lino, a primeira palestra “Economia a Serviço do Carisma e da Missão” apresentou o que seria uma característica marcante e comum a quase todas as palestras: um aprofundamento no carisma da Obra.
O coordenador do setor de mobilização de recursos Vagner Ruivo destacou a palestra do Ir. Gedovar Nazzari, que é ecônomo geral da Congregação PSDP, como uma das mais marcantes. “O tema gestão de pessoas e, sobretudo, a questão da escuta ativa me fez refletir sobre práticas diárias e acrescentou muito aos meus conhecimentos”, enfatiza. A primeira parte da palestra de Dom Jailton está disponível no link: https://youtu.be/j1VZAo0m3c4 Demais palestras disponíveis diretamente com setor de comunicação do Calábria e CPIJ. Solicitações pelo e-mail dica4@calabria.com.br
Os dias no seminário foram intensos. O cansaço “dava as caras”, mas sempre era subjugado pela satisfação de aprender um novo conhecimento e fazer parte do movimento de estudos e reconhecimento do tamanho das atividades espalhadas pelo Brasil.
Também palestrou sobre Ética e Sustentabilidade o profº Sérgio Mindlin; o Ir. Gedovar, ecônomo da Obra no mundo, versou sobre a Obra Calabriana no Mundo e Gestão com pessoas; o gerente executivo de projetos Marco Gomes falou sobre ferramentas de gestão; Roberta Heckler, da empresa de comunicação LK6, abordou a importância do marketing. O encontro foi finalizado com fala sobre a Agenda 2030 com PE. Adelmo Cagliari.
Um dos pontos altos do encontro foi a noite cultural. Com a temática da migração italiana, a noite de sexta-feira (18) rendeu risadas, dança, boa comida e apresentações musicais. Todos entraram no clima. Alguns até se atreveram a arriscar passos de dança, cada qual trazendo no “gingado” as marcas da própria tradição do seu estado de origem.
“Foram dias especiais. É a primeira vez que participo do encontro e pude sentir nas pessoas a filosofia e carisma da Obra. A experiência da convivência e o espírito da família me marcaram tanto quanto as palestras”, lembrou a coordenadora das escolas infantis do CPIJ Karine Arceno.
O Encontro Nacional acontece a cada dois anos. Na despedida, um almoço mais que diferenciado fechou com chave de ouro os dias vividos no Seminário, que aguarda a todos entre os dias 21,22 e 23 de 2021. Até lá, os conhecimentos vistos devem ser fonte de inspiração para “sermos evangelhos vivos”.