Hoje a Rede Calábria comemora com muita alegria, fé e votos de prosperidade os 20 anos de fundação da Unidade Francisco Cipriani. Local de acolhida, fraternidade, espiritualidade e cidadania, o Cipri, como é chamado pelos íntimos, tem uma história valiosa de acolher promovendo vidas.
A Unidade Francisco Cipriani atende atualmente mais de 230 crianças e adolescentes diariamente através dos projetos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Trabalho Educativo e Projeto de Educação Integral.
O espaço conta com salas de atividades, cozinha, refeitório, praça para recreação, quadra poliesportiva coberta, ludoteca e laboratório de Informática, onde são desenvolvidas as oficinas de letramento e numeramento, percussão, esporte, capoeira, ciências e tecnologias.
A área onde está localizada a Unidade é um terreno muito úmido e principalmente no inverno era muito difícil desenvolver atividades com os educandos fora da sala de atividades. Então, em 2016, com o apoio de parceiros solidários, e iniciou-se a construção do ginásio poliesportivo a partir de apoio da empresa Gerdau e da ação beneficente Lance de Craque. A atualização acrescentou muita qualidade às atividades desenvolvidas com os educandos
Em entrevista para a matéria de perfil da Unidade Francisco Cipriani, a coordenadora da Casa (termo calabriano utilizado para se referir as unidades) Shana Jarutais atua no CPIJ há 20 anos, dois quais os últimos 10 são dedicados à gestão do Cipriani. A colaboradora comenta que através do trabalho que desenvolve aprendeu lições que a motivaram muito na vida e a buscar o sucesso da comunidade. “Para mim estar aqui é uma realização pessoal. No futuro, queremos ampliar metas, qualificar ainda mais o que fazemos”, destacou Shana.
Mãe de duas crianças que passaram pelo Cipriani, Daiane lembra comenta que “Eu não saberia o que fazer se não fosse o Cipriani. Como eu ia trabalhar? Sei que aqui estão bem cuidados”, A Unidade de Atendimento Francisco Cipriani é um local que inspira tranquilidade.
Com ambiente aconchegante, pais e responsáveis, colaboradores e crianças interagem todos os dias em clima de cooperação e amizade. Sem dúvida um espaço especial na Obra Calabriana.