Com o intuito de trabalhar a criação de cenas em coletivo, importante momento na criação cênica, o monitor da Oficina de Teatro Gabriel Farias propôs às turmas do Saberes da Esperança – Educação Integral a atividade Teatro de Jornal.
Nesta atividade o monitor leu uma notícia presente em um jornal divididos em dois grupos: um do passado e outro do futuro. Com isso, o grupo do passado foi convidado a fazer uma cena teatral em que respondesse à seguinte pergunta: o que poderia ter sido feito para que o relatado na notícia não acontecesse? E o grupo do futuro criou a partir deste segundo questionamento: o que fazer após o ocorrido na notícia? Como reverter ou diminuir os impactos do fato relatado no jornal?
Após 15 minutos de ensaio e organização de ideias, os grupos apresentaram a cena um para o outro, gerando um momento de debate com bastante seriedade e ludicidade, ideais que se encontram neste exercício.
Tal atividade desenvolve o pensamento crítico e a noção de poder transformador da sociedade que as crianças que a Rede Calabria atende possuem. A ideia de que podem ser agentes no mundo e no seus futuros.
O teatro, neste exercício, é caminho para a construção e entendimento do mundo. Sem deixar o divertimento de lado, as notícias reais que eram trazidas atualizavam as crianças do mundo em que elas vivem, fazendo deste momento um instante de criação – fictícia ou não – a partir da realidade.
“A obra é para os tempos atuais”, nos dizia São João Calábria. Assim como neste exercício, as práticas dos educadores da Rede Calábria realizam esse gesto de atualização diariamente, em suas mais diversas metodologias, para que todos entrem e saiam do Calábria mais preparados e atualizados para o mundo que os recebe fora dos espaços seguros ofertados pela rede.