O projeto Escola Startup – Season 1: Food Makers da Rede Calábria já é sucesso e acumula cases promissores de empreendedorismo, inovação e protagonismo de jovens do bairro Bom Jesus, onde a proposta é executada. Em destaque, esta matéria traz a Startup de culinária africana Ipanu – @ipanu.africana -, das amigas Luiza, Vitória, Isadora, Karen, Manoela e Roberta. Este novo negócio mira em oferecer marmitas deliciosas, por assinatura mensal, com o cardápio inspirado totalmente na culinária africana.
O cliente terá a oportunidade de receber sua refeição sempre na hora combinada, facilitando a vida de estudantes, profissionais diversos e pessoas com o dia a dia agitado e sem tempo para preparar seus alimentos ou pensar no que comer. Composta por mulheres negras, a Startup Ipanu é mais do que uma solução gastronômica. Também pretende ser uma força motriz para a promoção das mulheres e da cultura africana.
Página das meninas já acumula centenas de seguidores @ipanu.africana
“Essa ideia vai ao encontro da realidade da própria comunidade da Bom Jesus, onde observamos uma maioria de pessoas negras e também muitas mulheres que precisam de oportunidades.”, destacou Luiza, uma das sócias da Startup. Segundo o coordenador da Escola Startup, Gabriel, a Ipanu é uma das ideias mais robustas e com potencial para ser executada na prática. As representantes da equipe afirmaram que sonham em iniciar as atividades ainda no primeiro semestre de 2023.
Luiza conta que a equipe precisa de R$ 15 mil para iniciar o novo negócio e que já estruturaram parte das necessidades e estratégias para o início da operação. Elas estimam que é necessário vender até 150 pratos no primeiro mês.
A startup Ipanu recebeu um apoio muito especial. Foi fechada uma parceria com a Odabá -Associação de Afroempreendedorismo (@odaba.br). Durante seis meses, o grupo vai participar das consultorias de qualificação por meio de mentoria de marketing e comunicação, recursos humanos, assessoria jurídica, novas tecnologias e temas relacionados.
Consultoria para pensar gestão da marca é muito importante especialmente no lançamento de novos produtos
Além disso, a executiva comercial da Odabá, Alyne Jobim, proprietária da loja Iwosan, disponibilizou uniformes para todas as integrantes da Startup. “Estamos muito felizes com essa parceria que traz credibilidade ainda maior para o trabalho de nossas jovens empreendedoras e colabora com um importante apoio inicial para colocar o negócio de pé”, comentaram os apoiadores da Obadá.
Nada seria possível também sem a ajuda dos parceiros e amigos da Rede Calábria. Por isso, é importante mencionar os patrocinadores Movimento Familiar Cristão, Móveis Madesa, Instituto Lojas Renner e Funcriança. Gratidão também aos co-realizadores uMov.me, TECNOPUC, Cozinhe.me, Cumbuca Food Hub, Share, PACTO Alegre, Founder Institute, CRODA, Conquer e Aliança para Inovação.
Empresas e investidores sociais também podem deixar sua marca no projeto e colaborar com a transformação de milhares de histórias, que serão impactadas por este projeto inovador.
É possível conhecer formas de ajudar na página https://calabria.com.br/escola-startup-como-ajudar/. Apoio ao nosso projeto no fundo municipal da criança ou doações financeiras via PIX, depósito, transferência e outros métodos são algumas das possibilidades disponíveis.
“A nossa Obra recebeu da Providência como seu fim primário justamente o cuidado da juventude” – São João Calábria.