Hoje, 9, a equipe de técnicas do Serviço de Atendimento às Famílias – Rede Calábria organizou um importante encontro de palestra e oficinas para mulheres atendidas pela rede de proteção social da comunidade Restinga, no ginásio do Centro de Promoção da Infância e da Juventude. A ação contou com apoio também do Cras Ampliado Restinga e a Estação Cidadania.
A tarde foi pensada para abordar temas relacionados aos direitos das mulheres, prevenção de doenças, informação sobre DST’s, serviços de apoio e oficinas de embelezamento. Além de um delicioso lanche coletivo.
Franciele Dias, que é atendida pela rede de assistência, está nos últimos estágios da formação em Técnica em Enfermagem e contribuiu com uma explicação aprofundada e muito interessante sobre direitos da mulher, exames preventivos e acesso à saúde e cidadania.
Franciele contou também parte de sua história de vida e experiências pessoais, inspirando outras mulheres presentes e mostrando como é possível superar situações de adversidade com o apoio da assistência social. A participação dela traz um incentivo especial ás mulheres no encontro, pois ressalta que é possível mudar de vida.
“Os serviços de apoio da assistência são de uma importância tremenda. Fez toda a diferença na minha vida. Foi o que me incentivou a agir e sair da situação de vulnerabilidade que me encontrava”, pontuou. Hoje, Franciele está finalizando os estudos e não quer parar por aí. “Quero fazer enfermagem logo adiante. Agora não quero mais parar de estudar”, acrescentou.
Neste mês da mulher, a Rede Calábria chama a atenção a todos para o respeito e promoção da vida de todas as mulheres, tão importantes em nossa sociedade. A colaboradora do SAF e uma das idealizadoras do evento, Vanessa Begnini, explica que a data é muito oportuna, por trazer as mulheres especialmente como foco do debate de seus direitos e lugar na sociedade.
“Pensamos nessa ação para trabalhar justamente o protagonismo, empoderamento e cidadania dessas mulheres. Trazer essas temáticas da atualidade tem todo esse viés de dizer que é possível superar as dificuldades com o apoio da rede de assistência”, explicou Vanessa.
Desejamos a todas que a Divina Providência siga iluminando seus caminhos. Nossas casas calabrianas estão de portas abertas para seguir atuando na promoção da garantia de direitos das famílias.