A República de Idosos da Rede Calábria garante a possibilidade de autonomia e diversidade nas rotinas diárias dos atendidos. Este olhar assegura a qualidade de vida e uma perspectiva de saúde mental e física de qualidade, proporcionando um envelhecer saudável e com propósito e sentido de vida. Para isto, até as pequenas rotinas do dia a dia são muito importantes. Os idosos começam seu dia organizando o seu próprio café da manhã. São responsáveis, inclusive, de planejar seu horário de acordar e iniciar o dia.
Nas tarefas, os atendidos são voluntariamente divididos em atividades na cozinha, como auxiliares, e também na limpeza da República, como o pátio, espaços comuns e refeitório. Com muita proatividade e colaboração, geralmente estas propostas contam com mais de um ajudante. Pois os idosos gostam de participar e investir no cuidado da sua Casa.
O protagonismo é dos idosos. Mas As atividades com os educadores referência também são fundamentais para dar subsídio à dupla técnica (assistente social e psicólogo) na construção do Plano Individual de atendimento do idoso, que é pensado ao longo dos atendimentos sistemáticos feitos quinzenalmente.
Cada idoso tem seu educador social referência e estes ficam mais próximos. O educador se ‘inclina’ e propõe atividades de acordo com o perfil, que podem ser: passeios, jogos, estudos, atividades ligadas a música, arte, literatura, cultura, momentos de espiritualidade, entre outros. Este método foi criado para incentivar que o idoso faça o maior número de atividades possíveis.
A coordenadora da República de Idosos Daniela Canabarro explica que a uma dupla técnicos também faz atividades com idosos, mas estas são mais coletivas, normalmente ligada à cidadania. Hoje estão acontecendo oficinas de fomento ao controle social por causa da Conferência Municipal de Assistência Social que se aproxima. Os próximos passos, com a reabertura dos museus em Porto Alegre, é investir em passeios culturais com os idosos da República.
“Não é uma tarefa fácil fomentar a autonomia, a autogestão, a participação e o compartilhamento das decisões, porém é uma semente que se planta a cada passo dado a uma vida com autonomia total nesse momento da vida que ainda pode ser tão rica.”, destaca Daniella.
A moradora da República Kate Sandra, 66 anos, destaca que o atendimento está além de suas expectativas, pois é uma rica oportunidade de garantir saúde física e mental. “A Casa é localizada em um lugar muito lindo, com muita natureza, uma linda vista, muita calma, muita tranquilidade. Neste momento da minha vida estou me recuperando de um câncer e de um procedimento grande, que me deixou sequelas em decorrência da covid-19. O apoio da Rede Calábria é que está me dando força para eu seguir em frente, porque preciso seguir em frente”, salientou Kate.
Cuidar dos idosos é um ato fraterno de amor e respeito com o ser humano. Projetos que olham pela vida e valorizam a história e experiência das pessoas fazem parte da causa estratégica de acolher e promover vidas, que está em sintonia com os valores calabrianos e relembra os primórdios da Obra a partir da acolhida, cuidado e olhar carinhoso para quem mais precisa. Que a Divina Providência siga abençoando com prosperidade esta causa tão especial que é o atendimento aos idosos.