Os profissionais calabrianos da República de Idosos seguem investindo em atividades para promover diversidade e qualidade de vida para os residentes. Nesta semana, a proposta da vez envolveu elementos para favorecer saúde cognitiva e melhora da comunicação pessoal.
Para iniciar a proposta, os idosos assistiram ao filme mudo “O Circo (1928)”. O título clássico rendeu debates e reflexões acerca da oralidade, expressão corporal e temáticas relacionadas à comunicação.
Em consenso, todos concordaram a partir das reflexões que existem inúmeras formas de se comunicar, como gestos, posturas, e expressões faciais. Essa é uma reflexão importante para evitar e solucionar problemas interpessoais levando-se em conta a vida em espaços coletivos.
No segundo momento, o psicólogo Jaime, que é um dos idealizadores da atividade, fez um retrospecto da história da linguagem na humanidade, desde pinturas pictóricas até a escrita moderna. Com essa temática, cada idoso foi desafiado a escolher uma imagem pré-selecionada e relacionar a si mesmo, explicando sua decisão para os demais.
Motivados pelos sentidos que as imagens proporcionaram, recuperaram situações de seu passado como superação de doenças, parentes que se foram e autoavaliações sobre suas capacidades.
Esse exercício fez parte da “Academia do Cérebro”, que está sendo implementado na República de Idosos Calábria. O projeto compreende um circuito de atividades que visa contornar o ócio mental que pode acometer o sujeito. Além de estimular a memória, a atenção, às funções executivas e linguagem.