Ontem, 16, foi o último dia da Exposição Terra e Sangue, que trouxe relíquias inéditas de São João Calábria até o Brasil para a mostra em locais onde há presença calabriana. A Rede Calábria, junto com a Sede da Delegação Nossa Sra. Aparecida, teve o privilégio de acolher estes objetivos íntimos do fundador da Obra e apresentá-los para mais de 700 pessoas durante os três dias de visitação.
Crianças, adolescentes e jovens estiveram entre os participantes mais envolvidos e tocados pelo evento. A proximidade com os objetos que estiveram em contato direto com o fundador dos Pobres Servos proporcionou uma conexão especial com a história e os valores representados por São João Calábria.
Com mediação do Comitê Missioneiros das Relíquias, compostos por colaboradores da Rede Calábria, Religiosos Pobres Servos e Religiosas Pobres servas, os visitantes foram acolhidos com muita fraternidade e tiveram a sua disposição um espaço lindo e especialmente preparado para entender e vivenciar o significado de cada objeto.
Além do valor histórico dos objetos, que ilustram a biografia e o propósito de vida do fundador Padre Calábria, as relíquias também tem um profundo teor carismático e de fé. Durante a exposição, muitos visitantes, entre beneficiários, comunidade e colaboradores, ficaram emocionados e não esconderam seus sentimentos de satisfação, alegria e profunda conexão com o carisma ao prestigiarem, em detalhes, cada um dos itens.
Fiéis, devotos e apreciadores da biografia do fundador ficaram encantados com o que viram. Foi uma oportunidade singular de conectar-se ao carisma calabriano e a vida de São João Calábria, que sempre lutou por um mundo mais justo e belo. São João Calábria, cuja vida se desenrolou principalmente na Itália, é o protagonista dessa emocionante jornada espiritual que tem tocado os corações de muitos.
A visita às relíquias é mais do que uma simples observação; é um convite à comunhão entre todos, um mergulho na essência da confiança em Deus Pai Providente, um dos pilares fundamentais do carisma Calabriano.
O evento culminou hoje com a celebração da Santa Missa na Capela São João Calábria, proporcionando um momento de comunhão e espiritualidade para todos os presentes. Após a conclusão das visitas em Porto Alegre, a Exposição Itinerante seguirá para a cidade de Rio Grande/RS, onde mais pessoas terão a oportunidade de vivenciar essa experiência única.
A Exposição Itinerante das relíquias de São João Calábria tem se mostrado uma jornada de fé e inspiração, unindo pessoas de diferentes origens e idades em torno do legado do santo. O evento reforça a importância de manter viva a mensagem de confiança em Deus e de amor ao próximo, valores tão necessários nos tempos atuais.
Gratidão à Divina Providência pela oportunidade de acolher estes símbolos tão significativos. A exposição segue nos dias 15 e 16. Preparamos um tour virtual com as relíquias em detalhes e uma mostra dos elementos simbólicos que elas inspiram. Material já disponível no canal de Youtube Rede Calábria Oficial.