O relatório de Abril do projeto de impulso educativo ds Centros de Apoio, Mediação Pedagógica e Escolar (CAMPE’S) da Rede Calábria em parceria com o Instituto JAMA identificou graves deficiências dos educandos em temas básicos da língua portuguesa e matemática. Os dados são alarmantes. E indicam que o caminho a percorrer será desafiador para apoiar as crianças em uma melhora significativa nos conhecimentos perdidos durante o ensino remoto e paralização das aulas dos últimos dois anos.
O relatório aponta a importância de intervenções que abordem o reforço do ensino em temas do desenvolvimento de habilidades básicas e fundamentais da língua, lógica-matemática e matemática básica. De 346 avaliações individuais realizadas entre alunos de 6 a 9 anos, diz o relatório, apenas 25 reconhecem plenamente letras do alfabeto e a diferença entre vogais e consoantes.
Mais de 70% das crianças atendidas no projeto tem dificuldades acentuadas em habilidades como: (1) conhecer as letras do alfabeto; (2) identificar e escrever seu nome e letra inicial; (3) ler palavras, frases e textos; (4) diferenciar vogais e consoantes; entre outras habilidades básicas.
A qualidade do ensino regular e os caminhos a serem tomados para esta área da educação são temas debatidos já há muito tempo. O que não se questiona é que, agravado pelo cenário de pandemia, os alunos encontram cada vez mais dificuldades em realizar temas básicos da língua e da matemática, para dizer o mínimo.
O relatório do CAMPES aponta dezenas de dados observados em 776 avaliações individuais. Como se os dados anteriores não fossem graves, o relatório aponta, ainda, que 90% dos educandos de 6 a 9 aos não conseguem classificar corretamente substantivos quanto a número e gênero. Quando o assunto é matemática, também há problemas entre os alunos de 14 a 18 anos. 53% não conseguem realizar operações básicas de subtração, adição, multiplicação e divisão.
Confira o relatório completo em: encurtador.com.br/fmHO1
O CAMPES tem como proposta trazer diversas estratégias de reforço educativo em vista a atenuar a defasagem escolar do público atendido que foi afetado pela paralisação dos estudos ou, até mesmo, do ensino remoto. Os dados obtidos durante as atividades e o desempenho e feedback dos educandos sempre colaboram para a adequação do percurso formativo em tempo real para tornar o projeto Campes inovador e resiliente às necessidades reais e atuais dos atendidos.
Um dos idealizadores do projeto, o coordenador pedagógico da Rede Calábria Germano Passoello, comenta que CAMPES busca ser um sistema inovador , conforme nos pede São João Calábria em seus ensinamentos. A visão pedagógica do projeto incluí com uma curadoria de elementos adequados a cada faixa etária. Foram desenvolvidas trilhas que são escolhidas por cada beneficiário, conforme interesses e necessidade.
Que Deus possa seguir iluminando os trabalhos desta atividade para que consigamos trazer luz e novos saberes às crianças que tanto foram prejudicadas pela pandemia de diversas formas. O trabalho da Rede Calábria na educação e assistência social para mitigar os impactos da pandemia e das diversas vulnerabilidades sociais dos atendidos é incansável. Sempre em busca de apoiar quem mais precisa e acolher promovendo vidas.