Hoje foi dia da reabertura oficial da Escola de Educação Infantil da Rede Calábria Irmão Mário Frigo, em Porto Alegre, no bairro Farrapos, uma das regiões mais atingidas pela enchente e que estava fechada devido as consequências do evento climático extremo, interrompendo o atendimento de mais de 100 crianças em turno integral.
.
.
Com apoio de parceiros, como Instituto Mari Johanpetter, Secretaria Municipal de Educação – SMED, Kopa Coletiva, e o coletivo Arquitetos Voluntários, as obras da escola foram concluídas e finalmente o atendimento à comunidade pode ser retomado. Nomeada de “Missão Reconstrução RS”, a iniciativa dos Arquitetos Voluntários trabalha na reforma de seis instituições, sendo cinco escolas de Porto Alegre, sendo uma delas a escola de educação infantil Irmão Mário Frigo.
.
.
Estiveram presentes neste momento representantes da comunidade local, que foram fundamentais para articular este dia especial. Além de gestores da administração pública, diretores e conselho operacional da Rede Calábria, representantes do Instituto Mari Johannpeter e dos Arquitetos Voluntários, além da Karol Almeida da Kopa Coletiva, arquiteta responsável pelo desenvolvimento do projeto de reconstrução da escola.
.
.
A Rede Calábria agradece imensamente a cada um que contribuiu dentro do seu possível para que a escola pudesse reabrir e voltar a acolher e desenvolver integralmente as crianças e a própria comunidade. E especialmente ao Instituto Mari Johannpeter pelo apoio de longa data e investimento nas atividades. Este olhar sensível com causas sociais faz toda a diferença para a construção de um mundo mais justo e fraterno, impactando e gerando valor social para as comunidades.