A educação dos educadores e profissionais da Rede Calábria tem um espaço importante nas ações da instituição. Diversas formações interdisciplinares são organizadas e realizadas durante o ano para “cuidar do cuidador”, ou seja, fornecer conhecimentos e ferramentas pedagógicas que serão multiplicadas em cada unidade de atendimento.
Essas formações são compostas por equipes diversas da Rede Calábria. Cada um colabora com seus conhecimentos, enriquecendo as experiências ofertadas e explorando diversos pontos de vista sobre temas importantes para a atuação com as crianças nos projetos sociais como pedagogia do fazer, espiritualidade calabriana, cultivo orgânico de alimentos e atualizações pedagógicas.
Neste sentido, hoje foi um dia muito especial na vida de diversos educadores e coordenadores de projetos sociais da Rede Calábria. Os profissionais calabrianos, com condução da equipe pastoral, se reuniram para participar de um encontro de formação pedagógica voltada para o impulso da autoeducação.
Segundo o coordenador pedagógico da Rede Calábria Germano Passoello, a autoeducação mais do que um conceito é uma atitude do educador que busca a partir de si construir um cenário em que os educandos sintam-se encantados, e desse modo implicados em investigar e descobrir os mistérios do mundo que os cercam.
Esse processo de cultivo da autoeducação é pilar central da proposta educativa da Rede Calábria, que visa cultivar uma cultura, um modo de ser no mundo, que é pautado por um propósito de vida e que se descortina em Aprender constantemente para gerar valor para o horizonte comunitário.
Os participantes viveram momentos de integração, espiritualidade, refletiram sobre temas atuais da assistência social e educação. O encontro também rendeu momentos de importantes práticas, que vão permitir a multiplicação de conhecimentos valiosos com os educandos de cada unidade.
“Essa cultura é o que da comunhão aos entornos educativos, conceito que aponta para as comunidades de aprendizado que são plurais na manifestação de saberes e fazeres com os quais educandos interagem e pelos quais trilham para cultivar sua própria via de autoeducação”, complementou o coordenador pedagógico Germano Passoello
A coordenadora da Unidade Nossa Sra. de Fátima Rosângela destacou que o dia de atividades foi uma verdadeira reciclagem profissional. Agradeceu a oportunidade e enfatizou que levará conhecimentos importantes sobre ecologia, economia sustentável, produção orgânica de alimentos e muitos outros temas abordados.