Na última semana, a coordenadora da educação infantil da Rede Calábria, Karine Santos, participou de uma imersão pedagógica na Itália, na cidade de San Miniato. O estudo contou com presença de especialistas em educação na primeira infância e um profundo roteiro focado em novos aprendizados e reflexões sobre práticas inovadoras na educação infantil.
Foram dias intensos de estudo, reflexões e aprendizado. O programa foi realizado através de observações nas escolas (chamados NIDO), além de seminários e discussões acerca da educação na primeira infância. A formação contou até mesmo com a presença do especialista em psicologia evolutiva e educação infantil pedagogo italiano Aldo Fortunati.
O estudo e imersão pedagógica foi realizado para vivenciar e aprender mais sobre a “Abordagem de San Miniato na Educação das Crianças”, com o objetivo de ir a campo com um grupo de pessoas que pensam e vivem a educação como um propósito de vida. Houve muita troca de experiências e vivências das boas práticas na educação infantil da região Toscana da Itália.
Alguns dos diversos assuntos abordados e vivenciados nessa prática estavam voltados à reflexão das boas práticas no dia a dia das crianças, documentação, registros, visão de criança como “pequenos cidadãos”, espaços, laboratórios de aprendizagem e etc. A coordenadora Karine explica que quem atua na educação precisa estar sempre em busca de novos cenários, visões de diferentes culturas e pensar “fora da caixa”.
“Essa experiência amplia muitos horizontes, nos inspira a pensar em práticas e conexões inovadoras, pensaremos em formas de adaptar algumas dentro da nossa realidade atual nas comunidades que atendemos”. Esta imersão enriquecedora só foi possível graças ao apoio e parceria do Instituto Mari Johannpeter, que acredita no trabalho da Rede Calábria e é um parceiro muito importante, investindo em oportunidades para a melhoria da educação em Porto Alegre.
.
Atualmente a Rede Calábria realiza a gestão de 14 escolas de educação infantil em Porto Alegre, com parceria da Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, mais de 1400 crianças são atendias regularmente, entre 0 e 5 anos de 11 meses. Saiba mais sobre esta causa tão importante no Relatório de Atividades: http://relatoriodeatividades.calabria.com.br/