A Rede Calábria foi convidada a participar dos esforços de atuação e divulgação na campanha nacional Criança não é de Rua. A ação é uma iniciativa de enfrentamento à situação de rua de crianças e adolescentes.
O convite chegou a partir da coordenadora do Programa de Abordagem Social Ação Rua do Calábria Daniela Soares. A iniciativa culmina com ações especiais no próximo dia 23, quando é lembrado o Dia Nacional de Enfrentamento à Situação de Rua de Crianças e Adolescentes. A data é uma lembrança ao massacre ocorrido na Igreja Candelária – RJ – onde oito crianças e adolescentes em situação de rua foram brutalmente assassinadas.
Os organizadores da proposta afirmam que a Rede Nacional apoiada pela campanha visa articular, implantar e apoiar, em âmbito nacional, em todas as dimensões, ações reivindicatórias e propositivas de enfrentamento à situação de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes e suas famílias, sobretudo as que vivem em situação de rua. Estes objetivos convergem com a causa institucional da Rede Calábria de atender as pessoas que mais precisam de ajuda.
O “Criança não é de Rua surgiu em 2006. Uma das ações imediatas foi a mobilização pela existência e divulgação de dados oficiais, por políticas públicas específicas, pela afirmação da educação social de rua e pela garantia dos direitos fundamentais, sobretudo o direito à convivência familiar e comunitária.
O dia 23 será marcado por diversas ações especiais em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento à Situação de Rua de Crianças e Adolescentes. Pelo Calábria, será realizado um muralismo com atendidos acompanhados por técnicos do Programa Ação Rua. Já pela tarde, a partir das 14h, será feita uma live no Instagram @redecalabria com representantes da campanha Criança não é de Rua e da Fundação de Assistência Social e Cidadania. Mais detalhes serão revelados próximos ao dia da live nas mídias da Rede Calábria.
Desde o início da Obra calabriana, o fundador São João Calábria demonstrava grande preocupação com crianças e adolescentes abandonados nas ruas de Verona – Itália – em vista de diversas vulnerabilidades. Este carisma repercute nos dias de hoje e a partir do programa de abordagem social Ação Rua é possível ter olhar atento e especial para este público, sobretudo no período de pandemia em que as vulnerabilidades se agravaram.
Um dos eixos debatidos pela campanha nacional são os impactos do Covid-19 especialmente nos públicos em situação de rua. Na Rede Calábria, as ações da abordagem social a pessoas em situação de rua não pararam. Diariamente, os técnicos e educadores oferecem os diversos serviços de garantia de direitos. Especialmente durante a pandemia, cem quentinhas são entregues a pessoas em situação de rua a partir de parceria com a FASC. Quem quiser saber mais sobre a campanha pode acessar o site https://www.criancanaoederua.org.br/