Nem o dia nublado e chuvoso desta terça-feira (26) foi capaz de ofuscar o brilho e animação dos participantes do primeiro dia do 22º Encontro Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, no auditório do Ministério Público em Porto Alegre. Membros da direção e conselho operacional da Rede Calábria marcaram presença e compuseram a banca de abertura do evento. O primeiro dia pode ser conferido na íntegra no link https://www.youtube.com/watch?v=ZEsCDc7tgFU
Da esquerda para a direita, a diretora-operacional da Rede Calábria Marines Zanella, o vice-diretor operacional Edson Zanella e o coordenador do setor de desenvolvimento Institucional Vagner Ruivo.
O dia foi repleto de painéis de debate, falas de autoridades governamentais ligadas aos direitos humanos e garantia de direitos. Destaque especial para a participação da diretora-operacional Marinês Zanella (foto intro. da matéria), que enfatizou os valores da Rede Calábria e a missão de acolher promovendo vidas na execução do PPCAAM da Rede Calábria no estado gaúcho.
Na foto, discursa a coordenadora-geral do PPCAAM RS Wanessa Buarque. Ao lado, toda a equipe do PPCAAM RS executado pela Rede Calábria e membros da banda calabriana.
Outro destaque também foi a participação animada da coordenadora-geral do PPCAAM RS (foto da esquerda) executado pela Rede Calábria Wanessa Buarque, que agradeceu imensamente a participação de todos. Mais de mil pessoas se inscreveram para o encontro, distribuídos entre a reunião presencial e que acompanharam pela internet via transmissão online.
Quando se trata de animação e carisma, não podemos esquecer nunca da equipe pastoral e banda calabriana. E hoje foi dia de abrilhantarem a recepção dos convidados e autoridades participantes do evento com uma bela e criativa intervenção musical, com participação da equipe do PPCAAM/RS, que muito se dedicaram para a organização do evento.
O primeiro bloco de apresentações trouxe à tona o cenário real de violência contra crianças, adolescentes e famílias no Brasil. Os números enfatizam a importância da manutenção e ampliação ainda maior do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte.
Segundo dados apresentados da secretária Adjunta SNDCA/MMFDH Fernanda Monteiro, mais de 10 mil crianças e adolescentes são vítimas de morte no país todos os anos. Já o secretário estadual da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo Mauro Hauschil versou sobre a importância de instituições como a Rede Calábria, que ofertam espaço de oportunidades, cidadania e crescimento pessoal para este público. Sem oportunidades, defendeu Mauro, as crianças são captadas para o crime organizado e acabam contribuindo para o cenário de violência.
Após este momento inicial do bloco, a Coordenadora Geral de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Denise Avelino apresentou o PPCAAM para os presentes, falando sobre a fundação do Programa, equipes, investimentos e operação. Pode conferir mais sobre no link https://calabria.com.br/assistencia-social/
Uma das principais novidades para esta edição do encontro é o desejo das equipes em mudar o nome do programa para Programa de Proteção a Vida de Crianças e Adolescentes, incorporando valores aprimorados e uma visão ainda mais moderna do serviço.
O lançamento do Pacto de Prevenção e Enfrentamento a Letalidade Infantojuvenil foi um dos momentos mais importantes do primeiro dia. A mesa de apresentação foi composta por diversas autoridades da defesa da juventude e da família. Os painelistas versaram sobre os objetivos do pacto e sua estrutura.
Registro do momento da assinatura do pacto
Os Estados que aderirem ao pacto vão receber selos de qualidade conforme cumprirem etapas e requisitos. Os selos são bronze, prata, ouro e diamante. Cada classificação faz referência a um conjunto de ações para preservar a vida e promover a cidadania da juventude. O primeiro estado a aderir foi o Amazonas e o segundo foi o Rio Grande do Sul.
O palestrante Me. Danilo Moura (UNICEF Brasil) apresentou um estudo que traz os principais dados de uma aferição de indicadores em parceria com a UNICEF e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública sobre 18 estados do país. O apurado de informações colabora para mapear os cenários de violência e contribuí, assim, com possíveis ações para atenuar essas questões. O painel foi mediado pelo Dr. Juiz corregedor do CIJRS Dr; Luís Antônio Johnson.
Os dados ilustram um cenário muito triste vivido por muitas crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade. . Nos últimos 5 anos, 35 mil crianças e adolescentes foram mortas no Brasil. Uma média de 7 mil por ano. Este painel trouxe muitos outros dados que justificam a importância de programas como o PPCAAM e da Rede Calábria. O estudo completo pode ser conferido em https://www.unicef.org/brazil/relatorios/panorama-da-violencia-letal-e-sexual-contra-criancas-e-adolescentes-no-brasil.
O último bloco de atividades abordou justamente temáticas relacionadas à causa estratégia da Rede Calábria de acolher promovendo vidas. E não é à toa, pois a Rede Calábria não me de esforços para atuar na proteção da vida e garantida de direitos não apenas no PPCAAM, mas em todas as atividades sociais e educacionais.
Para este bloco, a Dra. Luciana Cassarotto coordenadora do CAOIJRFS – MPRS fez a mediação e acolheu a Dra. Andréia Paz Rodrigues (Dirigente NUDECA – DPERS); a Sra. Janaína Lúcia Feijó (Conselheira Tutelar de Gravataí/RS); o Dr. Hugo Gomes Zaher (FONAJUP), o Dr. Wagner Alcântara (Juiz Direito – AC) e o Dr. Marcio Rogério de Oliveira (MPMG). Cada palestrante versou sobre temas e eixos da proteção por cerca de 15 minutos. Momento valiosos para reconhecer os diversos mecanismos de proteção e integrar equipes.
Amanhã haverá mais uma programação de debates e reflexões no segundo dia do 22º Encontro Nacional do PPCAAM. A Rede Calábria vai acompanhar de perto e trazer os principais assuntos abordados. Para conferir o dia completo de palestras acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ZEsCDc7tgFU