A XX edição do Encontro Nacional de Gestores Calabrianos aconteceu nos dias 18 e 19 de setembro, em Porto Alegre, na Casa da Juventude Marista. Gestores da Rede Calábria e de outras atividades da Obra no Brasil se reuniram para momentos de formação, espiritualidade, cultura e reflexões sobre gestão, inovação tecnológica e ecologia integral.
A Rede Calábria marcou presença no Encontro Nacional de Gestores Calabrianos, realizado em Porto Alegre, na Casa da Juventude Marista, entre os dias 18 e 19 de setembro. Em sua 20ª edição, o evento trouxe à tona reflexões fundamentais sobre gestão, justiça social, ecologia integral e espiritualidade.
Consolidado como um espaço tradicional no calendário calabriano, o encontro favorece o fortalecimento dos vínculos entre as diferentes frentes de atuação em todo o país. É também uma oportunidade para compartilhar experiências, reconhecer as diversas realidades locais e reafirmar, de modo plural, a vivência do carisma calabriano em benefício das pessoas.
Durante os dois dias, os participantes tiveram acesso a palestras inspiradoras e momentos de partilha que contribuíram para ampliar a visão sistêmica da missão calabriana. As formações oferecidas foram percebidas como oportunidades significativas para o crescimento pessoal e profissional, estimulando cada gestor a fortalecer sua atuação em sintonia com os valores da Congregação.
.
.
Com brilhante mediação do coordenador nacional de formação, Ir. Silvio da Silva, e com a organização pastoral conduzida por Gustavo Gobbo, coordenador de Pastoral Nacional, além do apoio da equipe de pastoral da Rede Calábria, o primeiro dia do encontro abordou temas ligados à gestão, ao carisma e à COP 30.
.
A abertura contou com a participação ilustre do Ecônomo-Geral Ir. Gedovar Nazzari (foto D), do Delegado Pe. Jaime Bernardi (foto E) e do Ecônomo Ir. Jacob Tonon. Em sintonia, trouxeram elementos fundantes do carisma e da gestão, marcando de forma significativa a abertura dos dois dias de trabalhos. Na sequência, Padre Osvaldo de Oliveira apresentou a formação “Espiritualidade Calabriana nos Dias Atuais”. Além de suas reflexões, também contribuiu com motivações pastorais por meio de canções que tocaram e animaram os participantes.
.
.
Ainda pela manhã, o encontro prosseguiu com uma série de vídeos internacionais que trataram de Justiça, Paz e Integridade da Criação, a partir da recente reestruturação dos Dicastérios, organismos da Cúria Romana que auxiliam o Papa no governo da Igreja. Nesse momento, houve também a participação virtual do superior-geral da Obra, Padre Massimiliano Parrela, que está em missão na Angola e enviou uma mensagem especial ao grupo.
Ir. Silvio da Silva fez cooperou com a mediação do evento. Ir. Jacob Tonon (D), ecônomo da Obra no Brasil.
.
No período da tarde, Ir. Gedovar Nazzari conduziu uma formação sobre Prestação de Contas ao território, destacando o relatório da missão como uma importante ferramenta de comunicação. Em seguida, a professora Doutora Graciete Cardoso apresentou uma palestra sobre a COP 30, esclarecendo a relevância do evento e ressaltando a participação calabriana no contexto da organização.
.
.
O evento também foi permeado por atividades de fortalecimento do carisma, com a celebração da Santa Missa e um momento cultural marcado pela valorização da gastronomia local. Em lembrança ao dia 20 de setembro, os participantes foram acolhidos em um Centro de Tradições Gaúchas, onde puderam vivenciar uma noite cultural repleta de fraternidade, união e espírito de família, características tão presentes no carisma calabriano.
.
.
.O segundo dia do encontro, além dos momentos iniciais de espiritualidade e fortalecimento da fé, apostou nos temas Inteligência Artificial e Ecologia Integral. Quem iniciou o dia de formação foi a professora e especialista em IA, Maria Cristina Machado Domingues (IDT/SP). Com uma explanação clara e acessível a todos, ela apresentou avanços, conquistas e desafios no campo da Inteligência Artificial, trazendo uma perspectiva crítica e ao mesmo tempo esperançosa a partir da visão da Igreja.
.
.
Já na parte da tarde, Ir. Afonso Murad conduziu uma reflexão sobre os caminhos da Ecologia Integral, apresentando as sete chaves para vivenciar essa experiência. O momento contou com reflexões teóricas e também práticas ao ar livre, em que os gestores puderam observar a natureza e despertar a inteligência naturalista de cada um.
.
.
O Encontro Nacional de Gestores Calabrianos reafirmou sua importância como espaço de formação, reflexão e partilha, reunindo diferentes realidades em torno de uma mesma missão. As palestras, vivências culturais e momentos de espiritualidade evidenciaram a riqueza do carisma calabriano e sua atualidade diante dos desafios sociais, ambientais e tecnológicos do nosso tempo.
.
.
Ao final dos dois dias, os participantes retornaram para suas atividades levando novas inspirações e compromissos renovados. O espírito de família, a fraternidade e a busca por uma gestão enraizada na espiritualidade marcaram a 20ª edição do encontro, fortalecendo a missão de servir com dedicação e esperança onde a Congregação de São João Calábria está presente.