O encontro aconteceu hoje pela manhã, dia 26, e reuniu colaboradores calabrianos que desempenham trabalho de comunicação nas atividades da Obra no Brasil, juntamente com religiosos do setor de comunicação das Delegações dos Pobres Servos e Pobres Servas da Divina Providência
O encontro iniciou com uma acolhida, realizada pelo Pe. Hermes, coordenador do Setor Comunicação da Delegação Nossa Senhora Aparecida. O religioso favoreceu um ambiente de incentivo a uma comunicação maior entre as atividades e com a própria Delegação: em sinergia. Também manifestou apoio as ações realizadas no campo da comunicação nas Atividades Sociais.
A seguir, houve um momento de espiritualidade, onde foi rezada Coroazinha à Divina Providência, oração própria do carisma Calabriano, conduzida pelo Diá. Rafael. Os participantes foram brindados com a ilustre presença do Delegado da Obra no Brasil, Padre Jaime.
O Delegado , que dirigiu uma reflexão sobre a comunicação, tendo presente o documento final dos Capítulos Gerias: o qual evidencia a necessidade de uma comunicação eficaz para podermos comunicar o carisma.
“‘Comunicar o carisma’ humaniza as nossas relações. Qual conteúdo comunicamos e quais instrumentos estamos usando para comunicar o carisma?”
Os Capítulos Gerais apontaram que as atividades calabrianas devem “fortalecer o Setor da Comunicação; criar um setor competente; implantar um plano de comunicação em cada território, Delegação”. Pe. Jaime exortou que esse encontro, assim como o realizado junto a PASCOM, tem o desejo de motivar os agentes da comunicação e promover a unidade entre todos os Setores.
No encontro estavam presentes agentes da Comunicação do Centro Educacional e Social de Marituba (CESM – Marituba/PA); Abrigo Especial Calabriano (Belém/PA); Centro Educacional (Jacundá – PA); Centro Educacional São José Operário (CESJO – São Luis/MA); Instituto Pe. Luiz Cecchin (IPLC – Limoneiro/PE); Associação Menores com Cristo (AMECC – Guarabira/PB); Rede Calábria e Abrigo João Paulo II (Porto Alegre/RS); e alguns Padres Pobres Servos e Irmãs Pobres Servas.
Pe. Hermes solicitou o Planejamento/Projeto de comunicação das Atividades Sociais; incentivou a unidade institucional através do novo Logo dos Pobres Servos; e pontuou sobre a importância da comunicação, tendo em vista o trabalho realizado, e a necessidade da atenção no que está sendo postado, qualidade do texto e imagem, além de ter cuidado com a LGPD.
Dedicou-se, ainda, um momento para a partilha do Planejamento e ações da comunicação de cada uma das Atividades Sociais. Por fim, Pe. Hermes apresentou o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Doc. 99), salientando a importância dessa leitura aos agentes da comunicação e também outras posturas profissionais da rotina.
No próximo encontro, marcado para o dia 29 de junho, a Rede Calábria irá mediar uma formação sobre produção de conteúdo digital com ênfase em jornalismo, sob a ótica do carisma calabriano.
Texto com informações da Delegação Pobres Servos: https://www.pobresservos.org.br/