A Unidade CPIJ – Rede Calábria deu início ao Projeto Biogás com a instalação de um mecanismo próprio para a decomposição de matéria orgânica de modo natural (biodigestor) e conversão destes resíduos em gás daqui a aproximadamente um mês. O biodigestor é capaz de processar até 12 litros de resíduos orgânicos por dia.
Essa quantidade é capaz de gerar entre 2 a 3 horas de gás de cozinha diariamente. Além de gerar economia financeira, também é uma forma ecológica de lidar com os materiais orgânicos gerados na unidade. O sistema também produz um biofertilizante líquido, que pode ser usado para nutrir plantas, reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos.
.
.
Espera-se elevar o nível de conhecimento dos educandos, colaboradores e famílias dos educandos de fontes alternativas de energia, evitando assim um elevado custo ambiental. Ao produzir o próprio gás, há redução da necessidade de comprar gás de cozinha (GLP). Isso pode resultar em uma economia significativa e também um retorno ecológico.
Trata-se de uma ferramenta pedagógica, pois o objetivo é utilizar do biodigestor para trabalhar com os educandos sobre alimentação saudável, aproveitamento integral dos alimentos, redução do desperdício, quantificar os resíduos encaminhados ao biodigestor e trabalhar elementos de numeramento, dentre outras temáticas. Mais uma iniciativa da Rede Calábria para pensar ações práticas de respeito à natureza e consumo sustentável, conectando educandos e colaboradores em um ecossistema de ecologia integral.