Com presença da comunidade, apoiadores, colaboradores e gestores públicos de Porto Alegre, a Rede Calábria inaugurou mais uma Escola de Educação Infantil na capital gaúcha: Escola de Educação Infantil Padre Pedro Cunegatti. Localizada em ponto estratégico do bairro, a Escola Cunegatti irá atender até 137 crianças entre 0 e 5 anos e 11 meses, em parceria com a prefeitura municipal, com possibilidade de ampliação para atender um total de 252 crianças nos próximos meses.
.


O diretor-geral da Rede Calábria, Edson Zanella, (foto D) em sua fala reconheceu a importância das parcerias e coletividade neste lançamento. Na foto E, temos a líder comunitária Cristiana, que foi uma das principais agentes responsáveis pela nova escola ao mediar o terreno que estava sob os cuidados da Cooperativa Habitacional Esperança e Paz.
.
A inauguração marca a realização de um sonho da comunidade Restinga por mais vagas na educação infantil, possibilitando que as crianças tenham um espaço de proteção, educação e cuidado. Além disso, este investimento permite que pais e responsáveis consigam ter a tranquilidade para trabalhar durante o dia, exercendo cidadania e geração de renda. Fruto de esforço coletivo, esse lançamento contou com o apoio de muitos parceiros e amigos, mostrando que a solidariedade é o principal motor da transformação e do impacto social.
.
A inauguração oficial da Escola de Educação Infantil Padre Pedro Cunegatti foi possível graças ao esforço de muitas pessoas entre agentes públicos, sociedade e Rede Calábria. Cada qual com sua participação, sonhar juntos essa entrega para as pessoas do Bairro Restinga foi a liga necessária para esta concretização.
.


.
O prefeito da cidade, Sr. Sebastião Melo, novamente enfatizou que inaugurar uma Escola de Educação Infantil é também a inauguração de pessoas, isto é, um fato que vai transformar a vida de crianças, pais e responsáveis. Além disso, também agradeceu firmemente o apoio da Rede Calábria, representantes do povo, colaboradores e do investimento social do Instituto Mari Johannpeter, que é parceiro de longa data do município tendo um olhar sensível para o social e para a educação.
.


Dep. Estadual Kaká D’avila esteve presente na inauguração. Kaká é um parceiro de longa data das atividades, tendo um olhar sensível para as atividades sociais e educacionais com a destinação de emendas e relevantes articulações em benefício da qualificação dos projetos.
Também agradecemos a todos os gestores públicos, vereadores e deputados que estiveram presentes neste momento especial abrilhantando e enriquecendo este marco histórico para o bairro. A Divina Providência se manifesta a partir de mãos solidárias e empenhadas em fazer a diferença, tecendo conexões e laços que potencializam sonhos e transforam a vida das pessoas.
A empresa Leroy Merlin doou pisos e revestimentos, contribuindo firmemente com a qualidade e andamento das Obras. A Kopa Coletiva, por meio da arquiteta Karol Almeida, organizou todo o projeto da construção. Também gratidão à prefeitura de Porto Alegre na figura do prefeito Sebastião Melo com os recursos necessários para equipar o novo espaço e autorizar a parceria. Nesse processo, lembramos, ainda, o secretário municipal Sr. André Machado (DEMHAB), o Diretor geral de gestão de patrimônio, Sr. Tomás Holmer, Sec da SMED Sr. Leonardo Pascoal e a Sec. adjunta Julia, da SMAMUS. Pelo Instituto Mary Johannpeter, grande apoiador financeiro desta inauguração, esteve presente o Sr. Roberto Walchher. E Adriana Lanzarini pelo Instituto JAMA.
Também registramos a presença dos vereadores de Porto Alegre Sr. Gilson Padeiro, Moises Barbosa; Rafael Fleck e Cláudia Araújo. Presentes também o Deputado Estadual Kaka D’avila; Capitão Martim e representados o Sr. Delegado Zucco; vereador Coronel Ustra e deputado federal Luciano Zucco. Participou também: O Sr. Lino Morsch, presidente do CMDCA; Capitão Diego, representando a Major Ritcher da 21º BM; o Secretário municipal Matheus Xavier, membros da comunidade, direção da Rede Calábria e colaboradores da instituição. Nossa gratidão a todos os presentes que enriqueceram esta inauguração.
Padre Pedro nasceu em San Briccio (Lavagno – Verona), no dia 22 de setembro de 1938. Entrou ainda muito jovem na Casa Buoni Fanciulli de Ronco all’Adige, fez sua primeira profissão na Obra em 8 de setembro de 1957 em San Zeno in Monte e foi ordenado sacerdote em 30 de março de 1963.
Sua vida religiosa se desenvolveu na Itália, no Brasil, na Índia e nas Filipinas.

.
Seus primeiros anos de vida religiosa foram dedicados à educação e formação de jovens nas Casas de Nazaré e San Zeno in Monte. Em 1963, nos primórdios das missões na América Latina, acolheu com alegria a obediência para partir ao Brasil, onde permaneceu até 1984, nas Casas de Porto Alegre e Farroupilha, atuando inicialmente como assistente dos jovens da escola profissional, depois como diretor e superior, e por fim como delegado da Delegação “Nossa Senhora Aparecida”.
O VI Capítulo Geral da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência o elegeu Casante e Superior Geral em 12 de julho de 1984, cargo renovado no VII Capítulo Geral em 25 de julho de 1990. Encerrado o mandato como Casante, no final de 1996, Dom Pietro retoma a “mala missionária” e parte para as Filipinas, missão aberta no início de seu segundo mandato como Casante, especificamente na Casa Vocacional de Calbayog.
.
.
O compromisso com a primeira infância, apostando no crescimento e potencialidades das crianças, está no DNA da Obra Calabriana desde sua origem. Com mais esta inauguração, reforçamos o desejo de ser ponte de transformação e impulsionamento das crianças contribuindo para uma sociedade mais justa, inclusiva e fraterna. Em Porto Alegre, agora são 20 escolas de educação infantil com a perspectiva de novas unidades. A instituição também tem presença em Muçum/RS com 4 escolas: Pingo de Gente, Jardim Cidade Alta, Castelo Branco e Família Feliz beneficiando mais de 250 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.
.


.
Uma missão pautada pelos valores calabrianos e incentivada por muitas pessoas do bem, que somam na missão de Acolher Promovendo Vidas. Além da educação de qualidade em um ambiente acolhedor e seguro, a escola também gera empregos, oportunidades para que pais e responsáveis possam trabalhar e, como um todo, coopera com o desenvolvimento social.
Cada vida que passa por uma das unidades é acolhida com muito amor e cuidado, sendo transformada e protagonista de um futuro promissor. Que a Divina Providência abençoe a cada um dos nossos benfeitores, multiplicando ações do bem em benefício das pessoas e do desenvolvimento coletivo.