Na última quinta-feira, 19, a Rede Calábria sagrou-se em entre as 5 melhores iniciativas de educação ambiental informal na Premiação de Educação Ambiental Nana Mininni Medina, patrocinado pelo Instituto Venturi, no ecossistema da Conferência Internacional de Educação Ambiental – CIEDUCA em Bento Gonçalves, na Casa das Artes. Em sua 4ª edição, a premiação reconhece as cinco melhores iniciativas de educação ambiental no campo da educação informal e formal do Brasil, promovendo integração entre as atividades e importantes conexões para a ampliação das atividades.
A Conferência Internacional de Educação Ambiental – CIEDUCA é um evento que oportuniza um espaço para discussão e reflexão sobre as práticas da educação ambiental no Brasil, avaliando a implementação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), perspectivas e estratégias futuras. O encontro reuniu ambientalistas, professores e especialistas em meio ambiente e sustentabilidade.
.
.
“Nós ficamos muito felizes por podemos enxergar tudo que está acontecendo no Brasil. Um reconhecimento para os professores e instituições envolvidas. Sabemos que é um esforço muito grande. Os projetos finalistas são todos vencedores”, salientou, em entrevista exclusiva, a presidente do Instituto Venturi Sra. Arlinda Cézar.
Um dos desafios da conferência é promover uma ampla reflexão sobre as lacunas que existem nas ações conduzidas pelos diversos públicos envolvidos e buscar uma adequada compreensão da educação ambiental, bem como as incongruências e contradições sobre o assunto. A cerimônia ocorreu no terceiro dia de evento. Tanto a premiação quanto o seminário são investimentos do Instituto Venturi para estudos ambientais.
.
.
O educador da Unidade CPIJ, Airton, representou a instituição no evento com o projeto Educação Ambiental: Cidadania e Sustentabilidade. “È uma alegria muito grande estar aqui. Um reconhecimento importante para energizar ainda mais as atividades. Fazemos tudo pelas crianças, pelos atendidos, por um mundo mais ecológico e sustentável”, pontuou o educador Airton.
A Rede Calábria agradece a oportunidade e o reconhecimento. Este momento vai ao encontro das ações e enfoque da instituição pelo fortalecimento contínuo das ações no campo da sustentabilidade, inovando e trazendo este tema para todos os níveis da organização. Em 2025, Ecologia Integral será um dos temas fundamentais para pensar o Planejamento Circunstancial. Uma ação que reitera o comprometimento da Rede Calábria com sustentabilidade e meio ambiente, pensando a promoção das pessoas e de ações importantes para o cuidado da casa comum.