O Centro de Promoção da Infância e da Juventude, CPIJ, comemora hoje, 08 de março, seus 47 anos de atividades. Mais do que uma Unidade, o CPIJ é um símbolo do carisma calabriano e traduz na sua biografia de atendimento os valores e desejos do fundador São João Calábria.
O fundador orientou que as unidades fossem chamadas de “casas”. Queria que o espírito de família, fraternidade e cuidado fossem alguns dos principais ingredientes para a acolhida e transformação da vida dos nossos atendidos. E com muito êxito o CPIJ há 47 anos tem trazido à comunidade Restinga estes valores, transformando milhares de histórias de vida.
Colaboradora há mais de 30 anos, Maria Abadia, ou a “Tia Maria”, é cozinheira na Unidade CPIJ, mas já atuou no setor de higienização e como educadora. Maria ressalta como está feliz em participar de mais um aniversário e comenta que a instituição deve ser muito valorizada. “Toda a comunidade deve valorizar muito o CPIJ. É um espaço que promove vidas, tanto das crianças atendidas quanto dos colaboradores. Nestes 30 anos, vivi muitas experiências, vi muitas transformações. Desejo vida longa ao CPIJ”, comentou.
Equipe de nutrição da Unidade CPIJ. A entrevistada, Tia Maria, à esquerda da foto. As crianças a homenagearam em parte da exposição.
Para homenagear a unidade e profissionais que contribuíram com essa história de sucesso, a equipe da unidade preparou uma linda linha do tempo com fotos históricas. Os educandos dedicaram muito empenho e carinho para que o espaço ficasse lindo. Em cada foto, um ano de atividade. Oportunidade singular para refletir sobre a quantidade de histórias que já passaram pela instituição. Muitas vidas transformadas e impactadas.
Entre as diversas exposições, é possível ver incríveis maquetes, vídeos e produções que ressaltam a biografia da unidade. Entre os destaques, o professor de karatê Charles (foto E), que atua na instituição há 20 anos, destaca com orgulho os troféus que os educandos conquistaram em todos estes anos. “Se não vence pelo talento, vence pelo esforço. O CPIJ foi a realização de um sonho, pois sempre quis ajudar a comunidade em um lugar com gratuidades e que incentiva as pessoas”, ressaltou.
A história do CPIJ está intimamente ligada ao desenvolvimento do bairro Restinga e também a vida de centenas de pessoas. Desde o início, com iniciativa dos Pobres Servos que realizavam atividades na Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia, a Unidade se adaptou nessas quatro décadas para atender a comunidade da melhor forma possível.
Muitos são os “filhos” do CPIJ. Hoje mesmo ex-alunos da instituição são profissionais calabrianos e retribuem ao próximo parte daquilo que aprenderam. Além de centenas de outros depoimentos que chegam, de pessoas que empreenderam, mudaram de vida e conseguiram o incentivo que faltava para seguir em frente.
Nos seus 47 anos, o CPIJ é percussor de atividades de sucesso no campo do apoio à educação e incentivo à cultura, cidadania, projeto de vida e sonhos. Com atividades de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Educação Integral, projeto Campe’s e Trabalho Educativo, atende mais de 500 beneficiários, com a colaboração de 50 profissionais.
Como disse o fundador São João Calábria, a Obra calabriana é de Deus. E este sucesso e longa vida são sinais de que o trabalho realizado está no caminho da Providência e segue cumprindo sua missão de acolher e promover vidas. Que estes 47 anos se multipliquem infinitamente, sempre cooperando com as pessoas e sendo elo de ligação entre sonhos, projeto de vida e transformação pessoal de todos que passam por esta linda casa de esperança.