O Natal está chegando e diversas unidades da Rede Calábria estão preparando momentos especiais para celebrar esta data com alegria, fraternidade e carisma calabriano. A celebração de Natal dos colaboradores da Rede Calábria que ocorreu na última sexta (20) foi repleta de espiritualidade e integração, preservando o espírito de família e sentimento de pertença, são presentes em todas as Casas desta Obra. Pela manhã colaboradores da Restinga e bairros próximos se reuniram na Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia e no Centro de Promoção da Infância e da Juventude – CPIJ. Já à tarde, o momento foi promovido para os colaboradores do Centro de Educação Profissional São João Calábria e unidades próximas no salão de Atos na própria unidade e Capela.
Cada celebração foi marcada por momentos especiais e únicos de partilha, mas o grande destaque foi a linda representação apresentada e encenada, que emocionou a todos ao retratar o mensageiro anunciando o nascimento de Aquele que daria a vida por nós. A tocante representação através de um teatro de sombras de Maria e José, agraciados com o dom da vida de Jesus, comoveu a todos nos dois momentos e nos convidou a refletir sobre o verdadeiro significado do Natal. A cada cena, a cada palavra, fomos convidados a olhar para dentro de nós mesmos e fortalecer nossa conexão com o verdadeiro sentido do Natal. Os momentos de espiritualidade nos lembraram da importância de desacelerar, de compartilhar e de viver o Natal de forma plena. Esse momento de reflexão preparou nossos corações para vivermos um Santo Natal com paz, humildade e caridade.
A equipe de pastoral preparou com muito carinho e olhar sensível cada momento de comunhão e fraterno com dinâmicas e partilhas significativas que reforçam o estilo sinodal na Família Calabriana, criando um ambiente acolhedor e especial para celebrar este tempo de esperança, amor e união. Após a acolhida, os colaboradores foram convidados a escrever cartas de Natal, refletindo sobre suas intenções e compromissos para melhorar a relação com o próximo, cultivando a paz e a harmonia em todos os âmbitos de suas vidas e colocaram na árvore de Natal. Em grupos, também redigiram cartas de Natal repletas de afeto, destinadas aos colegas que não puderam estar presentes devido às suas atividades, mantendo viva a chama da amizade e do cuidado.
Esses momentos proporcionaram uma verdadeira vivência de fraternidade, fortalecendo os laços entre os colaboradores e criando um espaço de reflexão sobre os valores cristãos que devem guiar nossas ações diárias. Ao compartilharem suas intenções e mensagens, todos puderam sentir-se mais conectados, não apenas entre si, mas também com o propósito maior que é construir um ambiente mais solidário, acolhedor e repleto de amor. Com gestos simples e profundos, a celebração se transformou em uma oportunidade para renovar a fé, promover a unidade e espalhar a luz do Natal em cada coração presente.
A tradicional menção honrosa entregue por membros do conselho, também marcou o momento. A dedicação dos colaboradores com 5,10 e 20 anos foi celebrada com a entrega de um certificado e lindo pin institucional. Os aniversariantes do mês foram parabenizados, bem como novos colaboradores e as partilhas de final de ano do Conselho Operacional foram realizadas.
Uma história linda de dedicação a Obra também foi celebrada, com a homenagem a nossa querida Tia Maria, estimada colaboradora da Rede Calábria que completou 31 anos dedicando dons e vocação à instituição e missão de acolher promovendo vidas como parte da equipe de UAN, com generosidade e compaixão à toda a Família Calabriana. Através de suas mãos, centenas de beneficiários e colaboradores receberam amor, dedicação e cuidado e serão eternamente gratos por presenciarem esta linda caminhada em nossas Casas.
A Rede Calábria deseja que este período de fraternidade e comunhão seja para todos um tempo de renovação e amor ao próximo. Que a Divina Providência abençoe a todos nessa caminhada e que Jesus possa nascer neste Santo Natal no coração de cada um, conduzindo para um caminho de amor .
“Estamos celebrando as festas de Natal e o meu coração pensa de modo especial em vocês, que a divina bondade quis, nos quis, membros desta grande Obra própria dos tempos atuais, tão difíceis, mas ao mesmo tempo tão importantes para a Igreja e para o mundo. Com todas as minhas forças, recomendo-lhes que correspondam sempre mais à sua santa vocação, vivendo segundo o espírito puro e genuíno da Obra. “Mas qual é esse espírito?”, perguntava-me um dos Pobres Servos. Vocês o conhecem. É aquele que o divino Fundador imprimiu desde os primeiros anos e desenvolveu nestes quarenta anos de vida da Obra: espírito de humildade, de desapego dos bens da terra, de busca do reino de Deus, de abandono filial à santa Providência, nada de procurar proteções humanas.” CARTA AOS RELIGIOSOS LIV – Natal de 1947 – São João Calábria