Neste dia 05 de junho celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma data para refletir sobre práticas para contribuir com ações regenerativas no nosso planeta, preservando os ecossistemas e colaborando para atenuar as mudanças climáticas.
.
Na Rede Calábria a responsabilidade ambiental está presente em todos os níveis da organização, desde as ações educativas com os beneficiários dos diversos projetos até ações institucionais para a eficiência energética, descarte correto de resíduos e geração de recursos sustentáveis para o investimento nos projetos socioassistenciais e educacionais.
.
.
.
.
Somente no último ano foram destinadas cerca de 300 toneladas de resíduos para cooperativas de reciclagem. Além da redução nas emissões de Co2 na ordem de 50 toneladas a partir do investimento em produção de energia solar. Trabalhar o desenvolvimento social a partir de ações de responsabilidade socioambiental está diretamente ligado à construção de uma cultura de respeito à natureza e regeneração da Casa Comum.
.
Uma iniciativa que merece destaque é crescente investimento realizado na instalação de sistemas para a produção de energia solar nas unidades da Rede Calábria. São 5 unidades geradoras de Energia solar: Unidade Calábria, Unidade CPIJ, Angela Foschio (Casas Lares) e Unidade Santa Dulce. Em 2023, a instituição gerou 226 MWh nas plantas de geração. Essa energia compensou 126 MWh de consumo, conforme os dados da CEEE-Equatorial.
.
.
O relatório de design elaborado pela empresa contratada, Yes Energia Solar, aponta que o sistema é capaz de fornecer mais de 150MWh de energia anualmente em cada uma das unidades calabrianas. Cerca de 50 toneladas de CO2 equivalente não serão emitidos na natureza com o consumo desta energia limpa. Similar a plantar aproximadamente 2 mil árvores todos os anos.
.
.O Projeto “Educação ambiental: cidadania e sustentabilidade” desenvolvido na Unidade Centro de Educação da Promoção e da Juventude (CPIJ) é um dos finalistas concorrentes ao prêmio “Nana Minni Medina”, um oferecimento do Instituto Venturi. O reconhecimento tem por objetivo premiar as melhores práticas em Educação Ambiental em duas categorias: a melhor em Educação Ambiental Formal e a melhor em Educação Ambiental Não-Formal. Este reconhecimento valida as práticas desenvolvidas na Rede Calábria em benefício da conscientização ambiental.
Memória | educandos estudaram e desenvolveram mapa em alto relevo da América do Sul
Segundo os organizadores, na categoria Educação Ambiental Não-Formal poderão concorrer “as práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente. Dentre os finalistas, apenas duas instituições serão confirmadas como vencedoras desta edição durante a 4ª edição da Conferência Internacional de Educação Ambiental, em Bento Gonçalves, que foi adiada em função das inundações. A Conferência é um evento que oportuniza um espaço para discussão e reflexão sobre as práticas da educação ambiental no Brasil, avaliando a implementação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), perspectivas e estratégias futuras.
Memória | Compostagem e cultura orgânica de alimentos figuram entre algumas das principais atividades
.
Por ocasião da Semana Laudato Si’, celebrada internacionalmente de 19 a 26 de maio, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulga a identidade visual para a campanha Junho Verde. A Lei 14.393/22 introduziu a Campanha Junho Verde na Política Nacional de Educação Ambiental. Na próxima semana, a CNBB vai divulgar o conjunto de iniciativas a ser realizada no âmbito da Campanha.
O objetivo da campanha Junho Verde é promover a conscientização da população sobre a importância da preservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos, bem como o controle da poluição e da degradação dos bens naturais, que são dons de Deus e obras da Criação. O período da campanha ocorre próximo ao das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
.
.
A Rede Calábria está alinhada em propostas educativas e institucionais para a promoção do meio ambiente e cuidado com a natureza. em sintonia com a campanha, a instituição desenvolveu um selo especial para ressaltar as ações de educação ambiental desenvolvidas no período de junho. Cada um pode fazer sua parte para tornar o mundo melhor. A soma de todas as ações, mesmo que pareçam pequenas isoladamente, formam uma rede do bem na promoção da vida, das pessoas e do nosso planeta. Que a Divina Providência siga sendo luz de inspiração na aquisição de novos conhecimentos e práticas que ajudem a seguirmos firmes na causa de uma cultura sustentável.