Hoje, 17, a Casa Lar de Idosos da Rede Calábria em Porto Alegre, desenvolvida em parceria com a prefeitura municipal, completou dez anos de atividades. Um marco histórico de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa.
O espaço traz em sua história importantes fatos que impulsionaram a vida de dezenas de pessoas idosas ao longo dos anos, sendo um marco de inclusão e justiça social. Para essa celebração, ontem, 16, foi realizada uma linda festa com presença dos idosos acolhidos, direção da Rede Calábria, colaboradores e gestores da administração pública.
.
.
Em momento de destaque, um dos primeiros idosos atendidos no espaço, Sr. Jorge Amado, advogado, – que hoje está na República para Idosos da Rede Calábria – fez um lindo discurso agradecendo à Casa Lar por ser justamente este espaço de acolhida e transformação. O idoso ressaltou, ainda, que a Casa Lar é um fato marcante para justificar o estatuto do idoso e as garantias constitucionais de proteção da pessoa idosa na sociedade. Padre Gustavo Bonassi, diretor-geral da Rede Calábria, também falou e agradeceu ao poder público pela confiança e parceria de longa data.
.
.
A diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, Julia Obst, enalteceu o espaço de proteção. “Quem passou por aqui sabe o que significa, pois tem muito trabalho e afeto. Trata-se de um projeto de acolhimento humanizado para idosos”, afirmou.
.
.
A Casa Lar do Idoso possui capacidade para 30 pessoas idosas em extrema vulnerabilidade social, situação de rua, vínculos familiares rompidos, sem renda, com autonomia para atividades da vida diária (Grau I). Acesso por meio de encaminhamentos realizados pelas equipes de referência nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Que a Divina Providência abençoe esta atividade para que siga firme na missão de acolher promovendo vidas.