Estão abertas as inscrições para os Cursos Profissionalizantes em Panificação e confeitaria (manhã), Gastronomia (manhã) e Marcenaria (tarde). Jovens entre 17 e 23 anos com ensino médio completo ou em andamento podem se inscrever.
As inscrições devem ser realizadas no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe 5G2VpiartlV4FTy6lA6hm1rP8fvpuqTMSUkRkXiER38FbQ/viewform (considere copiar e colar o link em seu navegador).
O início das aulas está previsto para o início de agosto. Uma valiosa oportunidade para pensar iniciação ao mundo do trabalho, desenvolvimento pessoal e carreira. Há possibilidade durante o curso de participar do Programa Jovem Aprendiz conforme adesão de empresas parceiras.
.
A Unidade Calábria é com certeza marcada pelos cursos de qualificação profissional ao longo de sua história, que começaram em 1966. Estima-se que mais de 40 mil alunos tenham se formado desde o início das atividades, inclusive atuando até hoje em suas respectivas áreas de especialização.
O primeiro Curso a ser criado no Calábria em 1966 foi o de Artes Gráficas, com suas máquinas de linotipo e impressão tipográfica. Ainda em 66, começa a funcionar o segundo curso profissionalizante no Calábria (foto). O curso de tornearia mecânica prepara os alunos para operar tornos mecânicos, furadeiras de bancada e ajustagem manual.
.
.
Criado em 1967, no curso de marcenaria o aluno partia de pequenos trabalhos manuais para desenvolver ao decorrer do curso o manejo de ferramentas e máquinas mais arrojadas, confeccionando móveis dos mais variados tamanhos e modelos com requinte e acabamento de primeira qualidade. Em 1971, iniciaram os cursos de Mecânica e Chapeação.
.
.
.Ao longo dos anos, uma das características marcantes dos cursos profissionalizantes é a inovação. Diversas modalidades surgiram para dar conta do novo mercado de trabalho e competências necessárias. E um dos elementos mais importantes abordados é a pedagogia calabriana, onde é fomentado valores humanos de fraternidade, amor ao próximo, empatia e ética. Formações e atividades lúdicas com a equipe pastoral auxiliam neste processo de enriquecimento da espiritualidade e cidadania. São momentos valiosos para colaborar com a formação integral dos jovens atendidos.