A Rede Calábria impacta a vida de mais de 30 mil pessoas todos os anos. Com a causa estratégica de acolher promovendo vidas, dezenas de atividades distribuídas em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, transformam na prática a vida de crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos nos diversos projetos, ações e parcerias executadas pelas atividades.
Atualmente, o trabalho colaborativo de mais de 400 colaboradores possibilita o atendimento direto a mais de 7 mil pessoas de diversos públicos em todas as esferas da assistência social e na educação infantil e integral. A Rede Calábria é composta pelo Centro de Educação Profissional São João Calábria, Centro de Promoção da Infância e da Juventude (CPIJ), dez escolas de educação infantil e a Associação Beneficente Nossa Senhora da Assunção (ABENSA).
No dia 30 de agosto de 1961 chegaram ao Brasil os primeiros Pobres Servos da Divina Providência, provenientes do Uruguai. Trouxeram consigo muito idealismo e a força do espírito que levou o Pe. Calábria a fundar a Congregação na Itália.
A história do Centro de Educação Profissional São João Calábria está diretamente ligada a chegada da Congregação Pobres Servos da Divina Providência no Brasil em 1961, pois, no ano seguinte, foi a primeira atividade da Obra no país a ser inaugurada.
Com o passar do tempo, o Calábria começa a tomar a forma do projeto inicial com a construção da capela, salas de aula e demais locais. Após a fundação, em pouco tempo já funcionava o ginásio esportivo e a escola profissional para alunos do primeiro e segundo graus. Já em 1966 foram iniciados os cursos de Artes Gráficas e Tornearia Mecânica.
O desenvolvimento das atividades Calabrianas em Porto Alegre colabora e acompanha ao longo dos anos o desenvolvimento de cada região onde estão inseridas. No extremo sul da capital gaúcha, O CPIJ, em 1976 começa um trabalho de transformação de vidas e acolhida de crianças com a inauguração da creche Jesus Menino e na época o CPM (Centro de Promoção do Menor) com o atendimento de mais de 250 crianças.
Hoje, somente na Restinga, o CPIJ atua em 7 unidades e beneficia mais de três mil pessoas anualmente. Somadas com as escolas infantis, estima-se que foram ofertadas mais de 700 mil refeições aos atendidos nas diversas unidades em 2019.
Em 2020, o Conselho Operacional deliberou a respeito da criação Rede Calábria, que congrega todas as atividades desenvolvidas pelo Calábria, CPIJ, Escolas Infantis e ABENSA. A ação fortalece a identidade institucional e facilita a gestão e condução das atividades.
“Além de estarmos interligados enquanto rede, vamos unificar o processo de comunicação, desenvolvimento institucional e engajamento para as causas pelas quais investimos forças, energias e podemos dizer que é nossa contribuição social” – Conselho Operacional.
A Rede Calábria está sempre com o olhar atendo a todas as vulnerabilidades e acredita que a Obra é para os tempos atuais e especiais. Assim, a Rede executa projetos em todas as esferas da assistência social (proteção social básica, proteção social especial de média e alta complexidade), assim como atua na Educação Infantil e Integral em dezenas de projetos e unidades por toda a cidade.
Serviço de convivência para crianças e adolescentes; acolhimento institucional a partir de casas-lares de crianças e idosos; serviços de proteção a pessoas ameaçadas de morte; atendimento às famílias a partir dos CRAS e CREAS da cidade; abordagem social com pessoas em situação de rua; cursos de qualificação profissional e república de idosos são alguns dos serviços ofertados através de parcerias com o poder público, empresas privadas e apoiadores do bem que acreditam no trabalho realizado. Convidamos a conhecer todos nossos projetos no site www.calabria.com.br.
Como dizia o fundador da Obra São João Calábria, a grandeza das ações depende unicamente da medida de amor com que são feitas. Nesse clima solidário, diversos apoiadores utilizaram toda a criatividade com seus dons, profissões e vocação para minimizar os impactos do coronavírus nas comunidades.
Um quilo de alimento ou uma tonelada, foi a soma da solidariedade de todos que tornou as ações da Rede Calábria realmente relevantes para atenuar o cenário de crise causado pelo covid-19 em nossas comunidades.
Somente até outubro, mais de 100 toneladas de alimentos foram entregues para centenas de famílias distribuídas em regiões onde há o atendimento das atividades sociais e educacionais da Rede Calábria, localizadas principalmente nos bairro Restinga, Lami, Lajeado, Bom Jesus, Vila Gaúcha, Vila Nova, dentre outros.
Em outubro, a Rede Calábria inaugurou uma República para atender até 20 idosos em ação pioneira no Estado gaúcho, que se soma à Casa Lar de Idosos no olhar ao público da terceira idade. O principal desafio está na busca de estratégias inovadoras para atender as necessidades dos tempos atuais, diversificando sempre que necessário às áreas de atuação.
Também assumiu a gestão de três escolas infantis localizadas nos Bairros: Partenon – Escola Pe. Luiz Pedrollo; Passo D’ Areia – Escola Lavínia Perez; Mario Quintana – Escola Pe. Natal de Jesus. Para o futuro, fé incondicional na Divina Providência. A Obra de Deus na Rede Calábria amplia os esforços do bem e permite firmar novas parcerias para atender públicos que precisam de acolhida e esperança.
A Rede Calábria crê profundamente que a “Obra é para os tempos atuais” como nos dizia São João Calábria. Por isso que estamos sempre atentos as necessidades e oportunidades do tempo presente. Acreditamos também que o Carisma Calabriano tem muito a oferecer a humanidade. Todas as nossas ações estão focadas na qualidade dos nossos atendimentos e na transparência, pois deste modo poderemos ser sempre mais instrumentos nas mãos da Divina Providência.
Que possamos juntos e de forma colaborativa dar respostas efetivas para recompor o esgaçado tecido social da sociedade brasileira e encorajar os vários atores a serem sensíveis as necessidades dos mais fragilizados, construindo assim uma sociedade mais justa e solidária.
Conheça nossas atividades www.calabria.com.br e nos siga no instagram e Facebook @redecalabra. Confira também nossos relatórios de atividades de 2019 – CPIJ: http://relatoriodeatividades.cpij.org.br e Calábria http://relatoriodeatividades.calabria.com.br/