A educação infantil é especialmente importante para a construção de uma sociedade mais justa e próspera. E por isso a Rede Calábria preza por uma educação de qualidade voltada para colaborar com a formação de pessoas críticas, protagonistas e capazes de aprender continuamente ao longo de toda a vida. A instituição conta hoje com 14 escolas de educação infantil distribuídas em 13 bairros da capital gaúcha. São mais de 1.200 alunos entre 0 e 5 anos e 11 meses matriculados, dos quais 42 são de inclusão. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED).
“Nestes dias rezei muito a Jesus para que me conceda a graça de saber o que é mais proveitoso para a Casa, para as nossas crianças, e devo confessar que eu ouvi no coração esta voz: bondade”. – São João Calábria.
Motivadas por uma curiosidade espontânea e genuína de criança, alunos do maternal 1 da Escola de Educação Infantil Lavínia Perez fizeram um questionamento as suas educadoras: como são feitas as massinhas de modelar?
As educadoras da turma aproveitaram essa oportunidade para favorecer um ambiente de aprendizagem e novas descobertas. Ao criarem um contexto investigativo a partir de seus questionamentos, contribuiu-se um espaço propositor para despertar o interesse das crianças pelo aprender.As profissionais montaram um espaço de contexto investigativo, trazendo os ingredientes para a produção da massinha modelar caseira, onde propuseram a exploração dos materiais utilizados.
Os experimentos estimulam o raciocínio, o desenvolvimento do senso crítico a motivação, promovem o engajamento e o desejo pelo conhecimento. Em um ambiente propício, a criança pode desenvolver plenamente a aprendizagem, a criatividade e fatores cognitivos, como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória e o raciocínio. As educadoras revelam que as crianças estão encantadas com os elementos que compõem essa massinha e estão ansiosos para realizar o processo de confecção.
Elementos naturais são muito importantes na educação das crianças da Rede Calábria. O contato com a natureza inspira a criatividade, espiritualidade e também é uma importante introdução para temas relacionados à sustentabilidade. No Jardim B da Escola de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças, por exemplo, elementos da natureza como folhas e galhos encontrados no pátio da instituição ganham vida e se tornam recursos valiosos no processo de alfabetização das crianças.
Nessa atividade de destaque, os pequeninos foram desafiados a “descobrirem” a letra “A”. Normalmente as crianças usariam uma folha A4 branca ou desenhos estruturados para abordar as letras, mas as educadoras incentivaram as crianças a usarem folhas de uma planta em abundância na unidade.
De acordo com a imaginação e criatividade que as crianças têm, criaram um contorno da letra a seu modo, descobrindo um novo traçado, criando e aprendendo, assim aos poucos foram surgindo na turma a letrinha do alfabeto. As vogais são o começo do processo de descoberta tanto da escrita como da leitura, crianças nesta faixa etária estão preocupadas em compreender o mundo que as cercam e é essencial possibilitar a elas iniciarem esse processo de forma prazerosa.
A turma de Maternal II da Escola Padre Pedro Scapini iniciou o projeto “Quem Sou Eu”. Essa proposta de autoconhecimento e descobertas aponta para pensar sobre qual grupo fazem parte, suas relações com os amigos e desenvolvimento na escola. Inúmeras possibilidades foram pensadas para envolver as crianças ativamente nesse processo de descobertas.
Alguns alunos optaram por selecionar materiais naturais para representar a si mesmo e mostrar para toda a turma. Também fizeram um reconhecimento geral da escola para identificar de forma atenta o local onde estão inseridos. Após desbravar cada cantinho, conhecer os colaboradores e o que fazem, reuniram-se em uma roda de conversas e partilharam suas principais descobertas e conclusões.
Eles puderam apresentar as fotos de suas famílias ao grande grupo e, por fim, confeccionaram “o boneco ecológico” para entrar nessa aventura junto com eles: agora cada um tem um mascote na turma. Explorando as origens, espaço de convivência e um pouquinho do eu, cada um passou a sentir-se mais pertencente neste grande espaço educativo chamado escola.
“Com a graça do Senhor temos visto e vemos frutos consoladores em muitos queridos ex-alunos, que formados na Casa honraram a educação que receberam – São João Calábria“. Esta mensagem de São João Calábria foi escrita em 18 de novembro de 1952, mas ainda é muito própria e atual. São muitos os exemplos de ex-alunos que constroem dia a dia uma vida feliz e multiplicam os valores ensinados nas casas da Rede Calábria. E tudo começa pela educação infantil, onde as crianças recebem os primeiros impulsos para a educação permanente, cidadania e valores. Acesse o novo Relatório de Atividades e veja como a educação infantil atua para apostar em sonhos e transformar vidas. http://relatoriodeatividades.calabria.com.br/educacao-infantil/