Acolher promovendo vidas. Essa é a causa estratégica que nos move e conduz ao objetivo pedagógico de: Colaborar com o desenvolvimento de seres humanos livres, competentes, moralmente responsáveis, com elevada consciência social e espiritualidade integrada.
Tais processo são desenhados à luz de diversas inspirações pedagógicas e referenciais epistemológicos. A Pedagogia Calabriana que é o alicerce das atividades, é complementada com impulsos da Antroposofia, Pedagogia de Emergência, Pedagogia do Fazer e diversos aportes oriundos das neurociências. Vamos verificar alguns dos principais elementos geradores durante esta reportagem.
Seres Humanos Livres: Nossa tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.
Competentes: Devemos potencializar a vivência de experiências de aprendizagem, por meio de ações lúdicas que estimulem a prática e a aquisição de habilidades e competências.
Moralmente Responsáveis: Nosso processo de trabalho deve estimular relações de convivência e colaboração, reconhecendo e incentivando iniciativas que visem a geração de valor coletivo.
Elevada Consciência Social: A ação pedagógica não deve estimular o desejo de que o educando saia de sua comunidade, mas, ao contrário que potencialize seu pertencimento e seja agente de transformação.
Espiritualidade Integrada: A atuação pedagógica, que promove aprendizagens e ampliação do universo cultural, e atua como impulso para o autoconhecimento e desenvolvimento humano.
Pedagogia do Fazer: Abordagem que chama atenção para o agir consciente e destaca especial atenção para a ação e aprendizado do conhecimento vivencial. Também destina especial enfoque para o desenvolvimento do ser humano como um sujeito integral, que pensa, sente e deseja, atuando pedagogicamente nessas três dimensões.
Cultura Maker: Oportunizando ambiência propícia para fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, baseando-se em um cenário de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas.
Pedagogia da Colaboração: Metodologia da Rede Calábria que conjuga a Pedagogia do Fazer e Cultura Maker em ações concretas do ofício humano para educar o querer a vontade dos educandos.
Esse ritmo pedagógico é adotado focando no melhor aproveitamento do tempo dos atendimentos. Ao invés de atendê-los com uma rotina linear, essa alternância de movimento gera as melhores condições de aproveitamento do impulso que é natural nas crianças e adolescentes. Ao invés de fazer resistência a sua natureza, nos debruçamos sobre a mesma e focamos na qualidade rítmica de cada momento.
Acolhida e Ritmo: Cada beneficiário chega a instituição com seu próprio ritmo e organização, considerando também a sua realidade doméstica. Assim, para a sintonia dos grupos, todas as atividades são precedidas pela ação rítmica, acolhida e espiritualidade.
Atividade de Época: A execução diária das atividades de época se desdobra em três momentos: o “Pensar”, em que são apresentados aos educandos conceitos ou fatos novos. Partindo dessa imagem, eles são conduzidos a experimentar por meio do “Sentir” esse novo conhecimento, e por fim todos podem materializar sua nova descoberta em seus cadernos de época (“Querer”).
Oficinas: Atividades práticas e especializadas que oportunizam a experiências e vivência de diversas expressões do saber e fazer humanos.
Colaborações: Essa atividade diária está relacionada ao desenvolvimento da educação da vontade do educando que atuando na jardinagem por exemplo, precisa exercitar o cuidado, a constância e a dedicação a seu fazer, despertando assim a responsabilidade e o sentimento de auto eficácia.
Toda a proposta é planejada para desenvolver o protagonismo dos educandos que são os condutores do processo de investigação, pesquisa e descoberta, tendo nos educadores referências de inspiração, mediação e suporte. Dessa forma, buscamos oportunizar espaços que acolham crianças e adolescentes em toda a sua diversidade de vivências, personalidades circunstâncias, com vista a seu desenvolvimento e promoção de suas vidas.