Hoje foi dia de descobertas e novos caminhos para os educandos do projeto Trabalho Educativo do CPIJ. Tradicionalmente houve a apresentação dos novos desafios que serão abordados pelos próximos quatro meses. No Trabalho Educativo, os adolescentes aprendem por módulos específicos.
Os educadores apresentaram suas propostas para os jovens tomarem sua decisão e realizarem as inscrições conforme suas escolhas. Ao todo, quatro propostas foram ofertadas aos educandos relacionadas às artes, cinema, robótica e design de jogos. Todos prestaram muita a atenção a explicação dos educadores para escolherem com sabedoria o percurso formativo que vão vivenciar no primeiro semestre deste ano. A educadora Patrícia apresentou uma proposta ligada ao cinema, onde os jovens irão produzir um curta-metragem. Ela também aproveitou para apresentar o trabalho de artes da turma, que abordará técnicas de desenho.
No projeto de robótica, os participantes irão estudar e montar um pluviômetro. O objetivo é montar o equipamento com baixo custo, visando beneficiar comunidades e regiões carentes para alertar sobre fortes chuvas e potenciais alagamentos. O educador Dionatan comentou que a ideia deste tema surge para atenuar um problema muito comum até mesmo no bairro Restinga, onde acontecem muitos alagamentos em dias de chuva. “Um pluviômetro pode chegar a custar 4 mil reais. Vamos montar e programar um com baixo custo para criar alertas para a comunidade”, explicou.
Já o educador Alexandre mostrou como o mercado de games e design está aquecido nos últimos anos. Trouxe exemplos de empresas de sucesso, mostrou exemplos dos conteúdos que serão trabalhados e desafiou a turma. “Vamos começar do básico e ver até onde conseguimos chegar”, afirmou. Os alunos tiraram dúvidas e mostraram muita empolgação. Alguns já trouxeram até ideias de aplicativos e métodos para resolver alguns dos problemas apresentados. Desejamos que tenham uma caminhada brilhante pela frente e que sejam projetos frutuosos e enriquecedores.