O projeto Pequenos Cientistas na Escola de Educação Infantil Capela Navegantes tem como objetivo despertar o espírito investigativo e a curiosidade pela transformação que ocorre entre as misturas dos elementos, bem como introduzir senso crítico, a atenção, a compreensão, de forma natural, lúdica e prazerosa de acordo com a sua linguagem e entendimento.
A criança sente-se atraída por novidades em busca de novas experiências e sensações, percebendo o encantamento das crianças em uma proposta de atividade com sal e tinta têmpera guache, surgiu o desejo em propor esse projeto para o maternal II e Jardim A. Nesse sentido levamos às crianças a observar, questionar e formular hipóteses de como ocorrem essas transformações, podendo verificar as misturas dos elementos transformando o estado da matéria.
Inicialmente foi proposta a experiência surpresa com gelo colorido, foi misturado na água anilina, após foi congelado os animais de brinquedo em blocos de gelo colorido, depois as crianças deveriam descobrir qual o animal que foi escondido. As crianças tiveram que escavar o gelo para chegar no objeto.
Outra proposta interessante foi com tinta caseira. As crianças fizeram as tintas utilizando os ingredientes para diferenciar a tinta têmpera guache utilizada com frequência no cotidiano. Os materiais usados foram: uma xícara de sal, uma xícara de farinha de trigo, uma xícara de água e corante alimentício. Misturaram todos os ingredientes, dividiram em potes e adicionaram corante até dar a cor desejada, logo construíram belas obras de arte.
As crianças produziram a slime natural, para essa geleca utilizaram: água, corante, amido de milho e semente de chia. Colocaram em uma tigela as sementes de chia, a água e o corante, mexeram bastante e deixaram descansar uma noite na geladeira, no dia seguinte estava com uma textura mais pastosa e acrescentaram o amido de milho até a massa não grudar na mão.
E, por fim, a experiência que causou mais expectativa a construção do vulcão divertido. As crianças utilizaram o bicarbonato de sódio, que reage com o vinagre, fazendo borbulhas. A reação desses componentes lembra muito um vulcão em erupção, a reação química entre o vinagre e o bicarbonato gera o ácido carbônico e gás carbônico, que provoca as bolhas da “lava”. Além desses materiais podem ser utilizados outros para a construção do vulcão como: argila, carvão, pedras e folhas.