O Projeto Impulso Educativo é uma solução educacional pensada pela Rede Calábria em parceria com o Instituto JAMA para apoiar os beneficiários atendidos nos projetos sociais que tiveram a educação regular interrompida ou prejudicada especialmente durante a pandemia.
Durante quase dois anos de ápice da pandemia do Covid, muitas escolas em todo o país fecharam suas portas. Poucas instituições de ensino conseguiram dar conta da adaptação rápida e urgente que o ensino remoto exigia. Parte das crianças e jovens, especialmente os mais vulneráveis e de regiões periféricas da cidade, não tinham um computador, celular ou sequer internet para fazer suas tarefas escolares remotas.
Nesse período, as unidades da Rede Calábria serviram espontaneamente como um ecossistema de apoio e mediação para favorecer a conexão dos educandos ao ensino regular remoto, que em quase todos os casos era improvisado e não possuía a qualidade necessária para suprir o currículo do período. Assim, como lidar com uma defasagem de dois anos na educação das crianças e jovens de forma prática e efetiva?
Para responder a essa pergunta, o Projeto Impulso Educativo foi a solução criativa da Rede Calábria para apoiar os atendidos nos projetos sociais com o ensino afetado durante a pandemia…
Em 2023, O Projeto Impulso Educativo chegou ao segundo ano de atividades e recebeu uma ampliação de profissionais para atender até 1250 beneficiários dos projetos sociais da Rede Calábria. Fruto de parceria entre a Rede Calábria e o Instituto JAMA, a iniciativa foi criada para contribuir com a educação das crianças prejudicadas durante a pandemia pelo afastamento escolar. O projeto é desenvolvido nos “Centros de Apoio, Mediação Pedagógica e Escolar” (CAMPE’s). Os CAMPE’s são os espaços físicos alocados nas diversas unidades para a realização do projeto Impulso Educativo.
Com o sucesso da execução do projeto e o impacto real na educação dos beneficiários, houve a contratação de cinco novos profissionais, entre monitores, psicopedagogos e designers educacionais. Outras três unidades agora também recebem o projeto: Núcleo Nossa Sra. de Lourdes, Santa Dulce e São João Calábria. No primeiro trimestre, ainda, a prefeitura de Porto Alegre reconheceu o trabalho e, em comodato, disponibilizou 90 chromebooks para qualificar ainda mais as atividades.
Os dados apontados na primeira avaliação de desempenho dos atendidos, em 2022, foi alarmante: De 346 avaliações individuais realizadas entre alunos de 6 a 9 anos (Ciclo I), apenas 25 reconheciam plenamente letras do alfabeto e a diferença entre vogais e consoantes. Mais de 70% das crianças atendidas no projeto tinham dificuldades acentuadas em habilidades como: (1) conhecer as letras do alfabeto; (2) identificar e escrever seu nome e letra inicial; (3) ler palavras, frases e textos; (4) diferenciar vogais e consoantes; entre outras habilidades básicas.
Apenas dois meses após a primeira avaliação, ainda naquele ano, 50% dos educandos já sabiam classificar palavras quanto a gênero e número. Enquanto no último relatório apenas 8% conseguiam. Em temas transversais, como cidadania, também houve melhora neste ciclo. 22% identificaram seus direitos como cidadão nas trilhas pedagógicas percorridas. Depois 54% sabem dos seus direitos.
A Sra. Tamara (vídeo), mãe da Agatha (08) e do Erik (10), explicou que seus filhos frequentam a Unidade Santa Dulce desde o início das atividades e que a chegada do Campes em 2023 potencializou o desenvolvimento das crianças não apenas na escola, mas também no dia a dia. “Meus filhos evoluíram bastante, não só em temas escolares, mas também no comportamento, responsabilidade e crescimento no geral. Desde que entraram aqui foi uma grande transformação, ” comentou.
Ela explica também que seus filhos ficaram dois anos sem ir à escola, porque as atividades foram suspensas durante a pandemia. Em casa, Agatha e Erik (vídeo) não tinham acesso à internet e nem computadores. Além disso, mesmo após dois anos sem o ensino formal de qualidade, as crianças foram aprovadas e colocados nas séries que deveriam estar, mas sem saber os conteúdos e os aprendizados normais para a faixa etária.
Já o educando da Unidade CPIJ, Lucian, 10 anos, salientou que adquire novos conhecimentos a cada atividade do Impulso Educativo e também reforça assuntos abordados na escola. “O que eu mais gosto é o caderno de época, onde registramos tudo que aprendemos de forma divertida”, comentou. Andres, também educando do CPIJ, 9 anos, disse estar feliz e aprendendo bastante. “Ainda não sei ler tudo, mas graças ao Impulso Educativo estou aprendendo mais rápido que apenas indo na escola”, comemorou.
O Projeto Impulso Educativo é inovador porque se adapta às necessidades educacionais reais dos atendidos, desenvolvendo estratégias capazes de atenuar a defasagem escolar . Além de ser uma solução efetiva para a evolução dos beneficiários em diversas áreas do saber. São abordados 4 eixos educativos: letramento, numeramento, iniciação científica e educação para o sensível. Cada uma das áreas possui 12 competências, que vão ser adquiridas ao longo das mais de 1200 atividades distribuídas nas trilhas pedagógicas.
Os módulos de aprendizagem são trilhados online e de acordo com o desenvolvimento individual do atendido. Em outras palavras, quem ainda está com dificuldade em determinado tema continua por um caminho mais acessível, já quem demonstra conhecimento no assunto pode avançar para desafios mais complexos. O projeto utiliza os espaços já existentes nas Unidades da Rede Calábria para o atendimento. As turmas matriculadas nos projetos sociais participam das atividades até duas vezes por semana, além de terem acompanhamento com profissionais da psicologia e psicopedagogia.
Os resultados impactantes do projeto na vida dos educandos inspiram sonhos e metas para o futuro do atendimento: um dos principais objetivos é avançar na tecnologia utilizada para compor as trilhas. Atualmente a equipe dedica-se incansavelmente para a produção dos materiais utilizando ferramentas do Google, como o Forms. Mas já existe pesquisa e um movimento da equipe técnica para encontrar soluções tecnológicas que tornem o processo educativo ainda mais interativo, gamificado e de fácil acesso para a aplicação dos conteúdos online.
A equipe também almeja documentar e redigir um artigo científico relatando as experiências e os resultados do Impulso Educativo. A ideia é replicar modelos parecidos, que possam contribuir com o desenvolvimento da educação daqueles que estão defasados nos ciclos escolares. E o sonho do projeto é justamente o de seguir firme acolhendo e promovendo vidas, levando a diante a missão e o carisma legado pelo fundador São João Calábria.
Investir em propostas inovadoras de educação vai ao encontro do Objetivo 4 do Desenvolvimento Sustentável, olhando para a educação inclusiva e de qualidade para todos.
Para o Padre Calábria, a educação e o cuidado com as crianças era pedra fundante da Obra. Com esse olhar, o Impulso Educativo também é uma valiosa oportunidade para que as crianças percorram trilhas repletas de valores importantes para o desenvolvimento da espiritualidade e cidadania, participando de uma experiência capaz de impulsar as suas vidas. Gratidão ao apoiador Instituto JAMA por acreditar e potencializar o projeto neste ano. E também pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre por confiar na iniciativa e contribuir com o empréstimo de tecnologia para beneficiar os educandos.