Se imaginar no futuro em posições de conforto e sucesso é um ato de empoderamento. Visando exercitar essa imaginação de si e colocar esse futuro como uma possibilidade para as crianças que a Rede Calábria atende diariamente, o monitor em Teatro Gabriel Farias propôs às turmas do projeto Saberes da Esperança – Educação Integral a atividade intitulada “corpo no futuro”, que trabalha, além do empoderamento o desenvolvimento de fotoperformances.
Essa atividade consistiu em todos procurarem na internet cinco (5) imagens de lugares que eles gostariam de estar daqui dez (10) anos. Durante essa busca todos foram sendo instrumentalizados em como criar pastas, pesquisar, salvar e renomear arquivos em computadores, além de desenvolver o letramento de acordo com seus nomes e desejos de pesquisa na internet.
Após a seleção das imagens, o prof. Gabriel instalou na sala de aula um projetor para que as imagens selecionadas pelos educandos fossem projetadas em grande escala, criando assim um cenário virtual para o desenvolvimento das fotosperformances. Com o cenário instalado, todos fizeram poses e corporificaram suas imaginações acerca de si mesmos daqui dez (10) anos através da arte.
Um gesto simples de se imaginar no futuro, porém nem sempre presente na vida de tantos, proporciona esperança e criatividade diante da vida. Essas características, somadas ao profissionalismo criativo e ao ato de inclinar-se para escutar os desejos e as imaginações de quem a Rede Calábria recebe, ajuda a cuidar e preservar os seus futuros e faz com que uma atividade como essa, com muita diversão envolvida, crie espaços para que todos ali projetem futuros para além daqueles que estão inseridos.