A equipe de pastoral e coordenações dos projetos da Rede Calábria promoveram ontem, dia 15, o Retiro dos Educadores dos Projetos Sociais e Cursos: “Projeto de Vida e Autoconhecimento”. Educadores de todas as atividades da Rede Calábria se reuniram desde a manhã para a formação, que conta com momentos de integração através de um dia preparado para vivenciar momentos de interação, espiritualidade e formação na unidade Centro de Educação Profissional São João Calábria.
Já tradicional há alguns anos, o retiro tem como objetivo proporcionar aos educadores das diversas unidades da Rede Calábria um encontro com vivências diferenciadas de interiorização e reflexão pessoal, além de partilha de vida e interação com os colegas das diversas unidades da Rede Calábria, propiciando aos educadores do projetos sociais da instituição pensar no seu projeto de vida, com vivências significativas de reflexão com de muita música, arte, interação e integração.
O dia começou com participação da banda calabriana Levitas, que animou e engajou a todos os presentes no Salão de Atos da unidade durante todo o evento, com músicas e canções que alegraram, inspiraram e emocionaram a todos, renovando as energias e a motivação para o dia a dia. Esse ano, o Retiro teve início com a linda peça teatral “Viver e não ter a vergonha de ser feliz”, encenada por um grupo de educadores que deram um show, instigando e despertando os presentes para as demais temáticas que seriam abordadas durante o dia de formação.
A parte da manhã também contou com a palestra do Prof. Dr. Luciano Marques de Jesus, professor e coordenador do Curso de Filosofia da PUCRS, convidado para participar deste momento abordando o tema do Retiro que é “Projeto de Vida e Autoconhecimento”.
O momento da tarde foi preparado e dedicado a integração dos colaboradores, convidando-os a participar de momentos de integração e vivências através de oficinas que contemplavam diversos temas como yoga, artesanato, manualidades, musicalidade, culinária, entre outras temáticas.
A Rede Calábria busca investir cada vez mais na formação de seus profissionais com momentos de integração e espiritualidade pois considera que momentos como esse são importantes para fortalecer e reafirmar o carisma calabriano presentes em nossas atividades, tornando assim, o Retiro em uma ferramenta para qualificar atividades de forma permanente e viver o espírito puro e genuíno da Obra da qual todos nós fazemos parte enquanto colaboradores da Rede Calábria.