Neste dia 04, o projeto de contraturno escolar da Rede Calábria no município gaúcho de Encantado RS completou um ano de atividade. Essa proposta marca o início da presença da Rede Calábria fora de Porto Alegre e trouxe bons frutos para contribuir com a qualificação da educação nesta cidade. A coordenadora do projeto, Laís, explica que procura-se favorecer um ensino de qualidade para as crianças e adolescentes com olhar para os resultados de sucesso já executados em Porto Alegre.
Comemoração nas três escolas de atendimento
Através das atividades de época, mensalmente os educandos são convidados a entrar em um novo universo biográfico, histórias, contos de fadas ou até mesmo no mundo dos animais, onde eles aprendem de forma salutar numeramento, letramento, iniciação científica, inovação tecnológica e educação para o sensível. As atividades no município são realizadas em três escolas: EMEF Centro Municipal, Batista Castoldi e Érico Veríssimo. Ao todo, são 523 metas de atendimento.
“Há um ano, dávamos os primeiros passos na construção de um turno integral capaz de promover um ensino de qualidade para nossas crianças e adolescentes, tendo como fundamento a nossa pedagogia calabriana. Hoje já estamos colhendo alguns frutos desse lindo trabalho! Agradeço aos colaboradores que fazem parte dessa missão e da nossa parceira com a secretaria de educação e cultura de Encantado”, comentou a coordenadora Laís.
Cada turma tem seu ritmo e rotina diária, onde realizam suas atividades diárias, oficinas (atividades específicas) e finalizam o dia com o momento de colaboração. Dito isso, também não podemos esquecer da pedagogia calabriana, que aponta para valores de fraternidade, igualdade e respeito às diversidades.
Gratidão aos gestores públicos de Encantado pela confiança e investimento nessa parceria. A Rede Calábria fica honrada em participar desse processo educacional para incentivar uma educação de ainda mais qualidade no município. Que a Divina Providência ilumine essas ações para que este ano se multiplique e floresça em muitos frutos para as crianças e jovens atendidos.
Segundo dados do IBGE, Encantado tem pouco mais de 22 mil habitantes. Encantado possui uma atividade comercial diversificada, com predominância de empreendedores locais. O setor comercial representa mais de 20% do movimento econômico, absorvendo 68% da mão-de-obra. Destaque para as empresas na produção e exportação de erva-mate, de embutidos e do ramo de higiene e limpeza. Cresce em Encantado o setor de cosméticos, que amplia o mercado para outras regiões e estados.
A colonização do município iniciou em 1882, por imigrantes italianos, provenientes da região do Vêneto, mais precisamente da localidade de São Pedro Valdástico. Posteriormente, contribuíram para o seu desenvolvimento, alemães, lusos, franceses, belgas, africanos e sírios. A cidade também é notícia por ter uma das maiores estátuas de Cristo do mundo com 43 metros de altura. O Cristo Redentor do RJ, por exemplo, possui 38 metros de altura. O projeto está quase pronto e deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2022.
O fundador São João Calábria estava à frente do seu tempo. Seus escritos, ensinamentos e filosofia transcendem o tempo. A frase “A Obra é para os tempos atuais” nunca esteve tão presente em nossas matérias, artigos e documentos. Repetida e necessária, esse ensinamento revela como a Rede Calábria, enquanto parte da Obra calabriana, segue firme, forte e atenta aos desígnios da Divina Providência para acolher novas propostas, desafios e atividades.
Torcemos para que possamos repetir muitas vezes essa lição calabriana, iniciar muitas outras propostas e levar o carisma , cidadania, educação e justiça social onde mais for necessário. Que a atividade de Encantado seja um sucesso e que as crianças e famílias atendidas possam aproveitar muito esta nova parceira.